O CONTROLE DO PROCESSO DE BOLONHA NO ENSINO POR COMPETÊNCIAS, ATRAVÉS DO PROJETO ALFA TUNING AMÉRICA LATINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.142

Palavras-chave:

Processo de Bolonha. PATAL. Competências.

Resumo

Esse texto propõe-se a discutir o Processo de Bolonha na América Latina com o foco no ensino por competências. O referido processo abordou o movimento transnacional para harmonização dos Sistemas de Educação Superior nos moldes europeu através do Projeto Alfa Tuning América Latina, com vista a uma possível transnacionalização dos currículos acadêmicos e da formação padronizada empregando uma tipologia de cidadão formado no paradigma das competências, preparando-o para atender exclusivamente o mercado laboral. 

Biografia do Autor

Daniela Fernanda de Almeida Camargo, UFSCar So

Pedagoga, especialista em Alfabetização e Letramento e em Direito Educacional. Professora de Educação Infantil e ensino Fundamental I.

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Publicado

2019-07-21

Como Citar

Camargo, D. F. de A. (2019). O CONTROLE DO PROCESSO DE BOLONHA NO ENSINO POR COMPETÊNCIAS, ATRAVÉS DO PROJETO ALFA TUNING AMÉRICA LATINA. Ensaios Pedagógicos, 3(2), p.31–36. https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.142

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