O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO E AS INFLUÊNCIAS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i2.274Palavras-chave:
Globalização, Avaliação educacional, Política de responsabilizaçãoResumo
O presente artigo busca analisar os impactos na educação brasileira após a década de 1990, com o início do processo histórico da globalização.A partir da pesquisa de natureza qualitativa foram realizadas leituras sistemáticas de artigos científicos e documentos e sites oficiais do governo brasileiro. Assim, o desenvolvimento do artigo primeiramente contextualiza sobre o processo de globalização e, em seguida, reflete a respeito do avanço das influências das organizações internacionais e transnacionais na área educacional, principalmente em relação às formas de avaliação da educação - as avaliações estandardizadas -, da concepção e formulação dos currículos - a reforma curricular da BNCC - e das políticas de responsabilização - accountability - no Brasil. Concluiu-se que a educação brasileira segue as diretrizes destas organizações, guiando sua concepção de educação em uma perspectiva neoliberal, criando cada vez mais processos de regulação e controle.
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