GLOBALIZATION AND THE INFLUENCES ON THE EDUCATIONAL ASSESSMENT AND THE CURRICULUM IN THE BRAZILIAN CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i2.274Keywords:
Globalization, Educational assessment, AccountabilityAbstract
This article analyzes the impacts on Brazilian education after the 1990s, with the historical process of globalization. The qualitative research used systematic readings of scientific articles and official documents and websites from the Brazilian government. The development of the article starts with a contextualization of the globalization process and then discusses the influences of international and transnational organizations in the educational area, mainly concerning the forms of assessment of education - the evaluations standards -, the design and formulation of the curriculum - the BNCC curriculum reform - and accountability policies in Brazil. It was concluded that Brazilian education follows these organizations, guiding its conception of education from a neoliberal perspective, developing more regulation and control processes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Fabíola Parrillo Sardi , Jeniffer Bagatin , Mariana Neves Corrêa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.