GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ÓTICA DOS CONSELHEIROS:
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ITAPETININGA/SP
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.330Palavras-chave:
Conselho Municipal de Educação, Gestão democrática, ConcepçõesResumo
O artigo Gestão democrática, participação e autonomia na ótica dos conselheiros: Conselho Municipal de Educação - Itapetininga - SP, objetiva analisar as concepções dos conselheiros do CME, a partir das ações no município e a relação com o poder executivo. O artigo faz parte da pesquisa a nível de Doutorado, defendida em 2021, na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP, Conselho Municipal de Educação de Itapetininga/SP: aproximações quanto à gestão democrática, participação e autonomia. É desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, realizando estudo bibliográfico, teórico e legal, e entrevistas aos conselheiros do CME de Itapetininga, com questões relativas à gestão democrática, participação e autonomia. A partir da análise das percepções e aspirações dos conselheiros entrevistados, depreende-se que há iniciativas para o aprimoramento da gestão democrática em suas ações, porém, se faz necessário investimentos em processos de formação aos conselheiros, a fim de que compreendam seu papel junto ao CME.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.