GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ÓTICA DOS CONSELHEIROS:

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ITAPETININGA/SP

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.330

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação, Gestão democrática, Concepções

Resumo

O artigo Gestão democrática, participação e autonomia na ótica dos conselheiros: Conselho Municipal de Educação - Itapetininga - SP, objetiva analisar as concepções dos conselheiros do CME, a partir das ações no município e a relação com o poder executivo. O artigo faz parte da pesquisa a nível de Doutorado, defendida em 2021, na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP, Conselho Municipal de Educação de Itapetininga/SP: aproximações quanto à gestão democrática, participação e autonomia. É desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, realizando estudo bibliográfico, teórico e legal, e entrevistas aos conselheiros do CME de Itapetininga, com questões relativas à gestão democrática, participação e autonomia. A partir da análise das percepções e aspirações dos conselheiros entrevistados, depreende-se que há iniciativas para o aprimoramento da gestão democrática em suas ações, porém, se faz necessário investimentos em processos de formação aos conselheiros, a fim de que compreendam seu papel junto ao CME.

Biografia Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba), Docente Efetiva e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e membro atuante do GEPLAGE/UEMG - Passos - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Ribeiro, E. V. de J. . (2023). GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ÓTICA DOS CONSELHEIROS: : CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ITAPETININGA/SP. Ensaios Pedagógicos, 7(3), 113–128. https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.330

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)