GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ÓTICA DOS CONSELHEIROS:
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ITAPETININGA/SP
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.330Palabras clave:
Consejo Municipal de Educación, Gestión democrática, ConceptosResumen
El artículo Gestión democrática, participación y autonomía desde la perspectiva de los concejales: Consejo Municipal de Educación - Itapetininga - SP, tiene como objetivo analizar las concepciones de los concejales del CME, a partir de las acciones en el municipio y la relación con el poder ejecutivo. El artículo forma parte de la investigación a nivel de Doctorado, defendida en 2021, en la Universidad Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP, Consejo Municipal de Educación de Itapetininga/SP: aproximaciones en torno a la gestión democrática, la participación y el autonomía. Se desarrolla a través de una investigación cualitativa, realizando estudios bibliográficos, teóricos y jurídicos, y entrevistas a los consejeros del CME de Itapetininga, con preguntas relacionadas con la gestión democrática, la participación y la autonomía. Del análisis de las percepciones y aspiraciones de los consejeros entrevistados, se puede inferir que existen iniciativas para mejorar la gestión democrática en sus acciones, sin embargo, es necesario invertir en procesos de formación de los consejeros, de manera que comprender su papel en la CME.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.