GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ÓTICA DOS CONSELHEIROS:
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ITAPETININGA/SP
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.330Keywords:
Municipal Council of Education, Democratic management, ConceptionsAbstract
The article Democratic management, participation and autonomy from the perspective of the councilors: Municipal Council of Education - Itapetininga - SP, aims to analyze the conceptions of the councilors of the CME, based on the actions in the municipality and the relationship with the executive power. The article is part of the research at the Doctorate level, defended in 2021, at the Federal University of São Carlos, Sorocaba/SP campus, Municipal Council of Education of Itapetininga/SP: approaches to democratic management, participation and autonomy. It is developed through qualitative research, carrying out bibliographic, theoretical and legal studies, and interviews with the counselors of the CME of Itapetininga, with questions related to democratic management, participation and autonomy. From the analysis of the perceptions and aspirations of the interviewed board members, it can be inferred that there are initiatives to improve democratic management in their actions, however, it is necessary to invest in training processes for the board members, so that they understand their role with the CME.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.