MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PASSOS/MG:

ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Karina Elizabeth Serrazes Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.329

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação de Passos/ MG, Monitoramento e Avaliação

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os processos de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Passos/MG (2015-2025), a partir das diretrizes oferecidas no movimento de organização e implementação do Plano Nacional da Educação, instituído pela Lei nº 13.005/2014 (BRASIL, 2014). Como percurso metodológico utilizou-se de pesquisa documental, tendo como referência os documentos contidos na plataforma PNE em Movimento (2014), que tiveram como objetivo auxiliar os responsáveis pelos planos de educação em nível federal, estadual e municipal nas ações de monitoramento e avaliação das metas e estratégias até o final da vigência do PNE em 2024. O estudo identificou que há muitos dados ausentes nos Relatórios dos Ciclos de Monitoramento no que concerne aos resultados alcançados, o que evidenciou divergências nos dados encontrados o que dificulta os estudos conclusivos, bem como no monitoramento e a avaliação do PME do município.

Biografias Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba), Docente Efetiva e Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e membro atuante do GEPLAGE/UEMG- Passos - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Karina Elizabeth Serrazes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Araraquara), Docente Efetiva do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e membro atuante do GEPLAGE/UEMG- Passos - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Ribeiro, E. V. de J. ., & Serrazes, K. E. . (2023). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PASSOS/MG: : ENTRE DIRETRIZES E RESULTADOS. Ensaios Pedagógicos, 7(3), 84–100. https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.329

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)