EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

CENÁRIOS E CENTRALIDADE HISTÓRICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v5i3.262

Palabras clave:

Educação infantil, Políticas públicas, Criança pequena

Resumen

No Brasil a educação infantil tem uma trajetória permeada por grandes transformações desde as primeiras estratégias de implantação.  Inicialmente termos como atendimento a criança, assistência ao menor, escolas maternais, eram utilizados para identificar essa faixa etária (CAMPOS, ROSEMBERG e FERREIRA, 1993), e a partir da aceitação da criança como sujeito de direitos garantidos por lei, tem a inserção dessa faixa etária na educação básica e assim houve a necessidade em criar uma nomenclatura para diferenciar o atendimento das crianças pequenas de modo a diminuir os problemas de definição dessa etapa. E assim, aos poucos, o atendimento a criança passa de uma visão assistencialista para uma visão pedagógico e educativo. As políticas de efetivação da educação infantil (LDBEN 9394/96; LEI 12796/2013) ainda são recentes o que acarreta numa área ainda em fase de efetivação, e isto requer atenção e cautela para pensar em tempos e espaços para este campo.

Biografía del autor/a

Meira Chaves Pereira , UNESP/RC - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Campus Rio Claro/SP. UNESP/RC.

Publicado

2022-09-15

Cómo citar

Pereira , M. C. . (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: CENÁRIOS E CENTRALIDADE HISTÓRICA . Ensaios Pedagógicos, 5(3), p.12–20. https://doi.org/10.14244/enp.v5i3.262

Artículos más leídos del mismo autor/a