EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN BRAZIL
SCENARIOS AND HISTORICAL CENTRALITY
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i3.262Keywords:
Early childhood education., Public policy, Small childAbstract
In Brazil, early childhood education has a trajectory permeated by major transformations since the first implementation strategies. Initially terms such as childcare, childcare, maternal schools, were used to identify this age group (CAMPOS, ROSEMBERG and FERREIRA, 1993), and from the acceptance of the child as a subject of rights guaranteed by law, has the insertion of this age group in basic education and thus there was a need to create a nomenclature to differentiate the care of young children in order to reduce the problems of defining this stage. And so, gradually, the care of the child goes from a care-taker vision to a pedagogical and educational vision. The policies for the implementation of early childhood education (LDBEN 9394/96; LEI 12796/2013) are still recent what it entails in an area still in the process of being effective, and this requires attention and caution to think about times and spaces for this field.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Meira Chaves Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.