PESQUISA QUALITATIVA: BASES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS

Authors

  • Paulo Gomes Lima UFSCar-Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.58

Keywords:

Pesquisa qualitativa. Bases históricas e epistemológicas. Ciência.

Abstract

Para que a abordagem qualitativa chegasse ao que representa hoje no cenário da pesquisa científica, foi necessário um bem embasado e forte, embora paulatino, desenvolvimento dentro de um processo histórico que requereu muito labor, confrontos e debates nos meios acadêmicos. O objetivo desse artigo, por meio de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e sob o olhar qualitativo, é discutir os fundamentos históricos e epistemológicos dessa abordagem e a proposição de um intertextualização para se pensar didaticamente o seu surgimento e desenvolvimento, visto as distintas tentativas de sistematização temporal e conceitual.  Consideramos na visão de conjunto do artigo que a pesquisa qualitativa tem como finalidade a compreensão do fenômeno, a descrição do objeto de estudo, a interpretação de seus valores e relações, não dissociando o pensamento da realidade dos atores sociais e onde pesquisador e pesquisado são sujeitos recorrentes, e por consequência, ativos no desenvolvimento da investigação científica.

Author Biography

Paulo Gomes Lima, UFSCar-Sorocaba

Docente do PPGED - UFSCar-Sorocaba. Doutor pela UNESP de Araraquara.

References

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de pesquisa, n.77, p. 53-61, maio 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1042/1050. Acessado em 29 jun. 2018.

AROUCA, L. S. Depoimento pessoal concedido na FE/UNICAMP em agosto de 1999.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, C.R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COOK, T.D.; REICHARDT, C. S (org.). Métodos cualitativos y cuantitativos em investigación evaluativa. Madrid, Ediciones Morata, 1986.

COSTA, M. C. C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1987.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (ed.) Handbook of qualitative research. Thousands Oaks: Sage Publications, 1994.

FILSTEAD, W. J. Métodos cualitativos: una experiência necesaria en la investigación evaluativa. In COOK, T.D. & REICHARDT, C. S (org.). Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación evaluativa. Madrid: Ediciones Morata, 1986.

FRANCO, M. L. P. B. Qualidade total na formação profissional: do texto ao contexto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 76, nº 182/183, p. 117138, jan./ago. 1995.

GAJARDO, M. Pesquisa participante: propostas e projetos. In BRANDÃO, C.R. a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

GRINSPUN, M. P. S. Z. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.75, n. 179/180/181, p. 211-242, jan./dez. 1994.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Competing paradigms in qualitative research. In DENZIN, Norman, LINCOLN, Y. (ed.) Handbook of qualitative researche. Thousands Oaks: Sage Publications, 1994.

LIMA, P.G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: FE/UNICAMP, 2001.

MARTINS, J. A pesquisa qualitativa. In FAZENDA, I. (org). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1997.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996a.

MINAYO, M.C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4ª ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1996b.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation and research methods. Beverly Hills: Sage Publications, 1990.

PEREIRA, R. B. Avaliação e pesquisa: um mesmo estatuto epistemológico em perspectiva interdisciplinar. Pro-posições, vol. 6 n. 1 [16], p.115-124, mar. 1995.

REICHARDT, C. S.; RALLIS, S. F. (Ed.) The qualitative-quantitative debate: new perspectives. New Directions for Program Evaluation nº 61. San Francisco: JosseyBass, 1994.

ROSALDO, R. Culture and truth: the remaking of social analysis. Boston: Beacon, 1989.

SANTOS FILHO, J.C.dos; GAMBOA, S.A.S. (org). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SEVERINO, A.J. Problemas e dificuldades na condução da pesquisa no curso de pós – graduação. In FAZENDA, I. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992.

SOBRINHO, J. D. Avaliação institucional: a experiência da Unicamp – condições, princípios, processo. In: Proposições, Campinas/SP, vol. 6 nº 1 [16], p. 41-54, mar. 1995.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIDICH, A. J.; LYMAN, S. M. Qualitative methods: their history in sociology and anthropology. In DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (ed.) Handbook of qualitative research. Thousands Oaks: Sage Publications, 1994.

Published

2018-07-12

How to Cite

Lima, P. G. (2018). PESQUISA QUALITATIVA: BASES HISTÓRICAS E EPISTEMOLÓGICAS. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.5–17. https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.58

Most read articles by the same author(s)

> >>