A PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.102Palavras-chave:
Inclusão. Alunos com deficiência. Prática docente. Cursos de formação de professores.Resumo
A inclusão escolar das pessoas com deficiência é estabelecida pela Lei Brasileira de Inclusão, de nº 13.146 de 2015. Pretende-se neste artigo refletir sobre a importância do papel do professor e sobre a necessidade de que os cursos de formação de professores ofereçam disciplinas específicas sobre a educação especial. Após a realização de pesquisa bibliográfica e de campo por meio de entrevista com uma professora do ensino fundamental de uma rede privada, verificou-se a necessidade de que os futuros docentes sejam capacitados para trabalhar com os alunos com deficiência. Por mais que um professor se esforce para realizar seu trabalho com excelência, o devido preparo nos cursos de formação, além de contribuir para a construção de uma identidade que aceita as diferenças, ainda oferecerá estratégias para que a inclusão seja realizada de forma eficaz.
Referências
BARBOSA, E.T.; SOUZA, V.L.T. A vivência dos professores sobre o processo de inclusão: um estudo da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 84, p. 352-362, 2010 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 31 jul. 2008.
CAIADO, K.R.M. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 2ª ed. Campinas: Autores Associados: PUC, 2006.
GÓES, Maria Cecília Rafael de. Contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em educação especial. In: Anais III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Diálogo e Pluralidade. São Paulo: ABPEE, 2007, v. 1, p. 1-15. Disponível em: http://ambientedetestes2.tempsite.ws/ciencia-para-educacao/publicacao/goes-m-c-r-contribuicoes-da-abordagem-historico-cultural-para-a-pesquisa-em-educacao-especial-in-iii-seminario-nacional-de-pesquisa-em-educacao-especial-2007-sao-paulo-iii-seminario-nacional/. Acesso em: 06 ago. 2018.
LUFT, C.P. Minidicionário Luft. 21ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2008.
MATIAS, F.S.; SOUZA, S.F. A formação do docente e o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Disponível em: http:// www.fumec.br/revistas/paideia/article/viewFile/3931/1951. Acesso em: 24 jul. 2018.
OLIVEIRA, A.F.T.M. A construção de uma identidade docente inclusiva e os desafios ao professor-formador. In: Anais... 34º Reunião da Anped, 2011, Natal. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT15/GT15-103%20int.pdf. Acesso em: 16 jul. 2018.
TAVARES, L.M.F.L.; SANTOS, L.M.M.; FREITAS, M.N.C. A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 22, n. 4, p. 527-542, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400527&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 Ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Paulete Zilli Silveira de Salles, Claudineia Martins da Silva Leite
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.