A PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.102Palabras clave:
Inclusão. Alunos com deficiência. Prática docente. Cursos de formação de professores.Resumen
A inclusão escolar das pessoas com deficiência é estabelecida pela Lei Brasileira de Inclusão, de nº 13.146 de 2015. Pretende-se neste artigo refletir sobre a importância do papel do professor e sobre a necessidade de que os cursos de formação de professores ofereçam disciplinas específicas sobre a educação especial. Após a realização de pesquisa bibliográfica e de campo por meio de entrevista com uma professora do ensino fundamental de uma rede privada, verificou-se a necessidade de que os futuros docentes sejam capacitados para trabalhar com os alunos com deficiência. Por mais que um professor se esforce para realizar seu trabalho com excelência, o devido preparo nos cursos de formação, além de contribuir para a construção de uma identidade que aceita as diferenças, ainda oferecerá estratégias para que a inclusão seja realizada de forma eficaz.
Citas
BARBOSA, E.T.; SOUZA, V.L.T. A vivência dos professores sobre o processo de inclusão: um estudo da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 84, p. 352-362, 2010 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em 31 jul. 2008.
CAIADO, K.R.M. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 2ª ed. Campinas: Autores Associados: PUC, 2006.
GÓES, Maria Cecília Rafael de. Contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em educação especial. In: Anais III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Diálogo e Pluralidade. São Paulo: ABPEE, 2007, v. 1, p. 1-15. Disponível em: http://ambientedetestes2.tempsite.ws/ciencia-para-educacao/publicacao/goes-m-c-r-contribuicoes-da-abordagem-historico-cultural-para-a-pesquisa-em-educacao-especial-in-iii-seminario-nacional-de-pesquisa-em-educacao-especial-2007-sao-paulo-iii-seminario-nacional/. Acesso em: 06 ago. 2018.
LUFT, C.P. Minidicionário Luft. 21ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2008.
MATIAS, F.S.; SOUZA, S.F. A formação do docente e o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Disponível em: http:// www.fumec.br/revistas/paideia/article/viewFile/3931/1951. Acesso em: 24 jul. 2018.
OLIVEIRA, A.F.T.M. A construção de uma identidade docente inclusiva e os desafios ao professor-formador. In: Anais... 34º Reunião da Anped, 2011, Natal. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT15/GT15-103%20int.pdf. Acesso em: 16 jul. 2018.
TAVARES, L.M.F.L.; SANTOS, L.M.M.; FREITAS, M.N.C. A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 22, n. 4, p. 527-542, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400527&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 Ago. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Paulete Zilli Silveira de Salles, Claudineia Martins da Silva Leite
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.