A PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Paulete Zilli Silveira de Salles Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba http://orcid.org/0000-0002-7546-3806
  • Claudineia Martins da Silva Leite Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.102

Palavras-chave:

Inclusão. Alunos com deficiência. Prática docente. Cursos de formação de professores.

Resumo

A inclusão escolar das pessoas com deficiência é estabelecida pela Lei Brasileira de Inclusão, de nº 13.146 de 2015. Pretende-se neste artigo refletir sobre a importância do papel do professor e sobre a necessidade de que os cursos de formação de professores ofereçam disciplinas específicas sobre a educação especial. Após a realização de pesquisa bibliográfica e de campo por meio de entrevista com uma professora do ensino fundamental de uma rede privada, verificou-se a necessidade de que os futuros docentes sejam capacitados para trabalhar com os alunos com deficiência. Por mais que um professor se esforce para realizar seu trabalho com excelência, o devido preparo nos cursos de formação, além de contribuir para a construção de uma identidade que aceita as diferenças, ainda oferecerá estratégias para que a inclusão seja realizada de forma eficaz.

Biografia do Autor

Paulete Zilli Silveira de Salles, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba.

Claudineia Martins da Silva Leite, Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba.

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

Salles, P. Z. S. de, & Leite, C. M. da S. (2018). A PRÁTICA DOCENTE EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.105–111. https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.102

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

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