EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DIMENSÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v6i2.278

Palabras clave:

Educação infantil, Dimensões pedagógicas, Formação de professores

Resumen

Na história do atendimento à criança no Brasil, que anteriormente previa um atendimento com ênfase assistencialista, a história foi se transformando e na atualidade o atendimento da criança na educação infantil considera os aspectos físicos, psicológico, intelectual e social. Nessa perspectiva a instituição de educação infantil se apresenta como um universo de possibilidades, onde a criança pode ampliar suas descobertas, uma diversidade de vivências e experiências. Logo é imprescindível trazer à tona as perspectivas pedagógicas que organicamente devem ser a base do trabalho do professor com a criança pequena e, de outro lado, a sua própria formação inicial, continuada e em serviço. À luz de uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico tais questões são tratadas. Os indicativos conduzem à via da necessidade, da possibilidade e da efetividade de uma pedagogia que respeite a especificidade da criança e o professor como mediador de suas solicitações na escola.

Biografía del autor/a

Meira Chaves Pereira , UNESP - Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - RC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Campus Rio Claro/SP. UNESP/RC.

Publicado

2022-10-02

Cómo citar

Pereira , M. C. . (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DIMENSÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Ensaios Pedagógicos, 6(2), p.58–65. https://doi.org/10.14244/enp.v6i2.278

Artículos más leídos del mismo autor/a