O PAPEL DA MEMÓRIA DA SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.3Keywords:
Memória. Sociedade. Políticas Públicas Educacionais.Abstract
Este estudo consiste em uma reflexão sobre o papel da memória da sociedade na construção de políticas públicas educacionais. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado a pesquisa qualitativa, através da pesquisa bibliográfica. Discutiremos o que caracteriza política pública educacional e adentraremos na história sobre a tradição oral até as novas tecnologias a fim de considerarmos a importância da memória da sociedade e a efetuação de políticas públicas.
References
AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados,1997.
BEMBEM, A; COSTA, P. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Levy. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18. n.4, p.139-151, out./dez. 2013.
BOBBIO, N., MATTEUCI, N. PASQUINO, G. Dicionário de política. 11º ed., Brasília: UNB, 2002.
BRUNER, J. A construção narrativa da realidade. Disponível em:< http://www.academia.edu/4598706/BRUNER_Jerome._A_constru%C3%A7%C3%A3o_narrativa_da_realidade>. Acessado em 25/mai/2017.
CAPELLA, A. C. N. BRASIL, F. G., A trajetória dos estudos sobre a agenda de políticas públicas. Dossiê Teoria e Pesquisa: Revista de Ciência Política vol. 24, n. 2, p. 4-17, jul./dez. 2015. Disponível em: < http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/442/293> Acessado em: 30 jun. 2017.
CHAUÍ, M. O que é ideologia? (Coleção Primeiros Passos), 2 ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008.
FERREIRA, C. S.; SANTOS, E. N. dos. Políticas públicas educacionais: apontamentos sobre o direito social da qualidade na educação. Revista Labor, nº 11, v.1, 2014.
FREITAS, S. M. de. História Oral: possibilidades e procedimentos. 2ª Ed. – São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Eloisa Diehl Bigaran Xavier, Jociane Marthendal Oliveira Santos, Mercia Santana Mathias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.