O PAPEL DA MEMÓRIA DA SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Eloisa Diehl Bigaran Xavier Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Jociane Marthendal Oliveira Santos UFSCar/Sorocaba
  • Mercia Santana Mathias UFSCar/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.3

Palavras-chave:

Memória. Sociedade. Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

Este estudo consiste em uma reflexão sobre o papel da memória da sociedade na construção de políticas públicas educacionais. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado a pesquisa qualitativa, através da pesquisa bibliográfica. Discutiremos o que caracteriza política pública educacional e adentraremos na história sobre a tradição oral até as novas tecnologias a fim de considerarmos a importância da memória da sociedade e a efetuação de políticas públicas.

Biografias Autor

Eloisa Diehl Bigaran Xavier, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Docente da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo. Aluna especial do Mestrado em Educação da UFSCar-Sorocaba.

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCar/Sorocaba

Aluna Especial do Mestrado em Educação UFSCar Sorocaba, membro do GEPLAGE – UFSCar-Sorocaba.

Mercia Santana Mathias, UFSCar/Sorocaba

Graduada em Licenciatura em Música (habilitação piano) e graduanda em Licenciatura em Pedagogia e mestranda em Educação pelo PPGED/(UFSCar – Campus Sorocaba).

Referências

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados,1997.

BEMBEM, A; COSTA, P. Inteligência coletiva: um olhar sobre a produção de Pierre Levy. Perspectivas em Ciência da Informação, v.18. n.4, p.139-151, out./dez. 2013.

BOBBIO, N., MATTEUCI, N. PASQUINO, G. Dicionário de política. 11º ed., Brasília: UNB, 2002.

BRUNER, J. A construção narrativa da realidade. Disponível em:< http://www.academia.edu/4598706/BRUNER_Jerome._A_constru%C3%A7%C3%A3o_narrativa_da_realidade>. Acessado em 25/mai/2017.

CAPELLA, A. C. N. BRASIL, F. G., A trajetória dos estudos sobre a agenda de políticas públicas. Dossiê Teoria e Pesquisa: Revista de Ciência Política vol. 24, n. 2, p. 4-17, jul./dez. 2015. Disponível em: < http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/442/293> Acessado em: 30 jun. 2017.

CHAUÍ, M. O que é ideologia? (Coleção Primeiros Passos), 2 ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008.

FERREIRA, C. S.; SANTOS, E. N. dos. Políticas públicas educacionais: apontamentos sobre o direito social da qualidade na educação. Revista Labor, nº 11, v.1, 2014.

FREITAS, S. M. de. História Oral: possibilidades e procedimentos. 2ª Ed. – São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Xavier, E. D. B., Santos, J. M. O., & Mathias, M. S. (2017). O PAPEL DA MEMÓRIA DA SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.17–25. https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.3

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

> >>