O ENSINO SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS GRADUAÇÕES FEDERAIS DE PEDAGOGIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.333Palavras-chave:
Pedagogia, Desenvolvimento humano, Formação de ProfessoresResumo
Conforme a legislação brasileira e as diretrizes curriculares nacionais, a formação de um professor durante a graduação de pedagogia deve conter conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e suas faixas etárias a fim de atender as demandas da educação infantil e do ensino fundamental nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Este artigo tem o objetivo de discutir os currículos de pedagogia quanto a oferta de disciplinas sobre o desenvolvimento humano. A partir da pesquisa qualitativa foram realizadas análises dos documentos de vinte e sete instituições federais e as correspondentes ementas das disciplinas com a temática desenvolvimento humano. O resultado deste estudo possibilitou compreender que embora existam regimentos sobre a formação do professor da educação básica no Brasil em relação aos atendimentos da criança nas creches e escolas, os conteúdos oferecidos nas graduações sobre a temática desenvolvimento humano são fragmentados e subtraídos.
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