FOTOGRAFIAS DA RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA

Autores

  • Náyra Rafaéla Vido Rede estadual de ensino do Estado de São Paulo
  • Dalva Maria Bianchini Bonotto Depto de Educação – IB – UNESP/RC

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.105

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica. Relação ser humano-natureza. Fotografias. Alfabetização visual.

Resumo

Refletindo sobre os problemas ambientais, consideramos que a fotografia possui um grande potencial educativo para o trabalho com a educação ambiental crítica, contribuindo para a formação do sujeito autônomo e emancipado. Ela pode despertar o interesse pelas questões ambientais, levando a seu aprofundamento, à sensibilização do sujeito e construção de novos valores, constituindo uma possibilidade transformadora na existência de cidadãos mais preocupados com a sociedade e a natureza. Partindo disso, nesta pesquisa documental, de caráter qualitativo, buscamos investigar as fotografias envolvendo a relação ser humano-natureza presentes nos cadernos de Ciências da rede de educação pública paulista. A maior parte das fotos analisadas foram enquadradas na concepção utilitarista, que implica na ideia da natureza vista como recurso. As fotos possuem o potencial para aprofundar os assuntos apresentados, mas esses eram tratados no texto a elas associado de forma superficial. Questionamos também a ausência de fotos mais apropriadas para os assuntos tratados.

Biografia do Autor

Náyra Rafaéla Vido, Rede estadual de ensino do Estado de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista-UNESP e Professora da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

Dalva Maria Bianchini Bonotto, Depto de Educação – IB – UNESP/RC

Professora adjunta aposentada do Depto de Educação – IB – UNESP/RC.

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

Vido, N. R., & Bonotto, D. M. B. (2018). FOTOGRAFIAS DA RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.16–27. https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.105