FOTOGRAFIAS DA RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.105Palavras-chave:
Educação ambiental crítica. Relação ser humano-natureza. Fotografias. Alfabetização visual.Resumo
Refletindo sobre os problemas ambientais, consideramos que a fotografia possui um grande potencial educativo para o trabalho com a educação ambiental crítica, contribuindo para a formação do sujeito autônomo e emancipado. Ela pode despertar o interesse pelas questões ambientais, levando a seu aprofundamento, à sensibilização do sujeito e construção de novos valores, constituindo uma possibilidade transformadora na existência de cidadãos mais preocupados com a sociedade e a natureza. Partindo disso, nesta pesquisa documental, de caráter qualitativo, buscamos investigar as fotografias envolvendo a relação ser humano-natureza presentes nos cadernos de Ciências da rede de educação pública paulista. A maior parte das fotos analisadas foram enquadradas na concepção utilitarista, que implica na ideia da natureza vista como recurso. As fotos possuem o potencial para aprofundar os assuntos apresentados, mas esses eram tratados no texto a elas associado de forma superficial. Questionamos também a ausência de fotos mais apropriadas para os assuntos tratados.Referências
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