FOTOGRAFIAS DA RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA

Authors

  • Náyra Rafaéla Vido Rede estadual de ensino do Estado de São Paulo
  • Dalva Maria Bianchini Bonotto Depto de Educação – IB – UNESP/RC

Keywords:

Educação ambiental crítica. Relação ser humano-natureza. Fotografias. Alfabetização visual.

Abstract

Refletindo sobre os problemas ambientais, consideramos que a fotografia possui um grande potencial educativo para o trabalho com a educação ambiental crítica, contribuindo para a formação do sujeito autônomo e emancipado. Ela pode despertar o interesse pelas questões ambientais, levando a seu aprofundamento, à sensibilização do sujeito e construção de novos valores, constituindo uma possibilidade transformadora na existência de cidadãos mais preocupados com a sociedade e a natureza. Partindo disso, nesta pesquisa documental, de caráter qualitativo, buscamos investigar as fotografias envolvendo a relação ser humano-natureza presentes nos cadernos de Ciências da rede de educação pública paulista. A maior parte das fotos analisadas foram enquadradas na concepção utilitarista, que implica na ideia da natureza vista como recurso. As fotos possuem o potencial para aprofundar os assuntos apresentados, mas esses eram tratados no texto a elas associado de forma superficial. Questionamos também a ausência de fotos mais apropriadas para os assuntos tratados.

Author Biographies

Náyra Rafaéla Vido, Rede estadual de ensino do Estado de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista-UNESP e Professora da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.

Dalva Maria Bianchini Bonotto, Depto de Educação – IB – UNESP/RC

Professora adjunta aposentada do Depto de Educação – IB – UNESP/RC.

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Published

2018-12-29

How to Cite

Vido, N. R., & Bonotto, D. M. B. (2018). FOTOGRAFIAS DA RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.16–27. Retrieved from https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/105