REGIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Regimento Escolar; Regimento Interno; Organização Escolar.

Resumo

O Regimento Escolar é o documento orientador que estabelece o funcionamento e organização da escola. Nele, há o detalhamento das funções, organização e normas que direcionam o andamento da instituição e sua relação com a comunidade. Este estudo traz um levantamento da literatura acadêmica que aborda a análise de Regimentos Escolares. Foram levantadas teses e dissertações publicadas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Tem como objetivo analisar as diferentes pesquisas que apresentam a temática do Regimento Escolar. Para isso, utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura. Como resultado, percebeu-se a ausência de publicações sobre o tema, assim como a dicotomia entre as abordagens encontradas. Concluiu-se que se trata de um assunto a ser explorado pelas pesquisas, levando em consideração as diferentes formas de pensar o Regimento. 

Biografia do Autor

Glaucia Burioli dos Santos, UNICID

Pós-Graduada MBA Gestão Escolar Esalq. Universidade de São Paulo (USP); UNICID - Brasil; Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais.

Ricardo Alexandre Marangoni , UFPR

Doutor em Educação. Universidade Federal do Paraná, UFPR; Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.; Programa de Pós-graduação

Arquivos adicionais

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Burioli dos Santos, G., & Alexandre Marangoni , R. (2025). REGIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Ensaios Pedagógicos, 9(1), p.109–134. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/401

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.