REGIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Keywords:
School Regulations; Internal Regulations; School Organization.Abstract
The School Regulations are the guiding document that establishes the functioning and
organization of the school. It details the functions, organization and rules that guide the
progress of the institution and its relationship with the community. This study presents a survey
of academic literature that addresses the analysis of School Regulations. Theses and
dissertations published in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations database
were collected. It aims to analyze different research that presents the theme of School
Regulations. For this, a systematic literature review was used as a methodology. As a result,
there was a lack of publications on the topic, as well as the dichotomy between the approaches
found. It was concluded that this is a subject to be explored by research, taking into account
the different ways of thinking about the Rules.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Glaucia Burioli dos Santos, Ricardo Alexandre Marangoni

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.