REGIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Regimento Escolar; Regimento Interno; Organização Escolar.Resumo
O Regimento Escolar é o documento orientador que estabelece o funcionamento e organização da escola. Nele, há o detalhamento das funções, organização e normas que direcionam o andamento da instituição e sua relação com a comunidade. Este estudo traz um levantamento da literatura acadêmica que aborda a análise de Regimentos Escolares. Foram levantadas teses e dissertações publicadas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Tem como objetivo analisar as diferentes pesquisas que apresentam a temática do Regimento Escolar. Para isso, utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura. Como resultado, percebeu-se a ausência de publicações sobre o tema, assim como a dicotomia entre as abordagens encontradas. Concluiu-se que se trata de um assunto a ser explorado pelas pesquisas, levando em consideração as diferentes formas de pensar o Regimento.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Glaucia Burioli dos Santos, Ricardo Alexandre Marangoni

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.