CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIEDADE/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.84Palabras clave:
Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. Piedade/SP.Resumen
A presente pesquisa é a segunda parte de um trabalho maior em andamento que tem o objetivo de discutir entendimento dos conselhos municipais de educação quanto à qualidade socialmente referenciada e a gestão democrática. O objeto de estudos é o Conselho Municipal de Educação de Piedade: sua criação, implementação e atuação. A partir da abordagem qualitativa, a estratégia metodológica utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos do Sistema Municipal de Ensino de Piedade e do Conselho Municipal de Educação de Piedade. A pesquisa evidencia questões encontradas no texto redigido da lei de criação do conselho que podem inviabilizar atuações deste junto à comunidade e a consolidação para a gestão democrática. Porém as novas composições e gestão do CME têm ampliado a comunicação e os feitos na Educação com a comunidade à qual pertence.
Citas
ALMEIDA, A. F.; Descontinuidades, controvérsias e significação das políticas públicas educacionais no Brasil: estudo de caso “Programa Mais Educação”. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19914. Acessado em: 12 jul. 2018.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Educação Crianças e Jovens, 2010. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/piedade_sp. Acessado em: 27 jun. 2018.
BORDIGNON, G. Gestão da Educação no Município: sistema, conselho e plano / Genuíno Bordignon. -- São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3082/1/FPF_PTPF_12_079.pdf. Acessado em: 11 jul. 2018.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acessado em: 06 jun. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acessado em: 10 jun. 2018
COUTO, J. C. D.; Descontinuidade das Ações Públicas em Educação – UMESP.Anais... 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/poster-gt05-3650.pdf. Acessado em: 12 jul. 2018.
IBGE, Panorama, educação. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/piedade/panorama. Acessado em: 24 jun. 2018.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística na Educação Básica 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica.Acessado em: 27 jun. 2018.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.. Sinopse Estatística na Educação Básica 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acessado em: 27 jun. 2018.
JORNAL FOLHA DE PIEDADE. Alunos do Piratuba irão para escola Paschoal Visconti em 2018. Disponível em: http://www.folhadepiedade.com.br/noticia/alunos-do-piratuba-ir-o-para-escola-paschoal-visconti-em-2018. Acessado em: 2 jul. 2018.
JORNAL FOLHA DE PIEDADE. Documentos do processo de remanejamento dos alunos, 2017. Disponível em: http://189.47.219.201/anexos/2017/Anexo%201%20-%20Requerimento%20N%20154_2017.pdf. Acessado em: 2 jul. 2018.
JORNAL FOLHA DE PIEDADE. Fechamento de escola tem suspeita de manipulação em ata. 2017. Disponível em: http://www.folhadepiedade.com.br/noticia/fechamento-de-escola-tem-suspeita-de-manipula-o-em-ata. Acessado em: 2 jul. 2018.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2008.
LIMA, P. G; ALMENARA, G. R. V; SANTOS, J. M. O; Conselhos municipais de educação: participação, qualidade e gestão democrática como objeto de recorrência. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 18, n. 57, jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/23933/22808.Acessado em: 28 jun. 2018.
PIEDADE. Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação de Piedade, 2017. Analisado em 2018. Não disponível online.
PIEDADE. Decreto nº 6734 de 08 de março de 2017. Designa o Conselho Municipal de Educação, conforme especifica. Disponível em: https://www.piedade.sp.gov.br/publicos/01_decreto_6734_-_conselho_municipal_de_educaCAo.pdf. Acessado em: 3 jun. 2018.
PIEDADE. Lei nº 2810 de 18 de fevereiro de 1997. Criação do Conselho Municipal de Educação e dá providencias correlatas. Disponível em: https://www.piedade.sp.gov.br/publicos/58_lei_2810_-_criaCAo_e_regulamentaCAo_do_conselho_municipal.pdf. Acessado em: 05 jun. 2018.
PIEDADE. Lei nº 3.481 de 20 de Dezembro de 2003. Plano Municipal de Educação de Piedade de 2003. Disponível em: https://www.piedade.sp.gov.br/publicos/20_lei_3481.pdf. Acessado em: 20 de jun. de 2018.
PIEDADE. Lei nº 3.526 de 28 de abril de 2004. Criação do Sistema Municipal de Ensino e dá providencias correlatas. Disponível em: https://www.piedade.sp.gov.br/publicos/32_lei_3526.pdf. Acessado em: 04 jun. 2018.
PIEDADE. Lei nº 4.387 de 23 de Junho de 2015. Plano Municipal de Educação de Piedade de 2015. Disponível em: https://www.piedade.sp.gov.br/publicos/09_lei_4387.pdf. Acessado em: 11 jul. 2018.
PIEDADE. Lei Orgânica do Município de 1990. Disponível em: <https://www.piedade.sp.gov.br/publicos/44_lei_organica_de_piedade_-_sp.pdf>. Acessado em: 01 jun. 2018.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA (2016). Disponível em: https://www.pdui.sp.gov.br/sorocaba/?page_id=56. Acessado em: 24 jun. 2018.
SÃO PAULO (Estado). Lei nº 9.143, de 9 de Março de 1995. Estabelece normas para a criação, composição, atribuições e funcionamento de Conselhos Municipais e Regionais de Educação. Disponível em: https://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/173980/lei-9143-95. Acessado em: 03 jun. 2018.
TEIXEIRA, A. Educação e o Mundo Moderno 2a Ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Jociane Marthendal Oliveira Santos, Jurany Leite Rueda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.