O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i.179

Palabras clave:

Educação. Salto/SP. Conselho Municipal de Educação.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar os aspectos históricos da formação da cidade de Salto, o sistema de ensino municipal e a atuação do Conselho Municipal de Educação. A pesquisa inicia-se traçando os caminhos históricos do município desde sua origem colonial como um Distrito da cidade vizinha Itu, passando pelo século XIX como uma terra onde se fixaram fábricas de tecidos que influenciaram a imigração de italianos e, posteriormente, na década de 1970, a migração de trabalhadores vindos do Estado do Paraná. Como o número de habitantes elevou-se de forma rápida devido à industrialização, no final do século XX, o município estabeleceu um sistema de ensino próprio em colaboração com o Estado. No ano de 2000, foi criado o Conselho Municipal de Educação. Esta primeira etapa da pesquisa evidencia, além dos aspectos históricos e educacionais do município, a criação do CME de Salto e atuação junto à população de Salto.

Biografía del autor/a

Ione Barbosa Fonseca, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Graduada em História, participante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba/SP

Ivana de Barros, GEPLAGE/UFSCar-Sorocaba

Graduada em Serviço Social, participante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba/SP.

Citas

BORDIGNON, G. Gestão da educação no município: Sistema, Conselhos e Plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. Disponível em: https://www.acervo.paulofreire.org Acesso em: 05 nov. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB- Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CURY, C. R. J. Conselhos de educação: fundamentos e funções. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 22, n. 1, p.41-67, fev. 2006. ISSN 2447-4193. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18721/10944 Acesso em: 08 out. 2019.

EMPLASA. Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano. Região Metropolitana de Sorocaba. Disponível em: https://www.emplasa.sp.gov.br/RMS. Acesso em: 08 out. 2019.

IBGE. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/salto/panorama. Acesso em 08 out. 2019.

SALTO/SP. Lei 2.251, de 17 de novembro de 2000. Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Educação de Salto. Câmara Municipal de Salto/SP.

SALTO/SP. Lei 2.413, de 30 de outubro de 2002. Dispõe sobre licença. Câmara Municipal de Salto/SP.

SALTO/SP. Lei 2.758, de 29 de agosto de 2006. Dispõe sobre o Sistema Municipal de Ensino de Salto. Câmara Municipal de Salto/SP.

SALTO/SP. Lei Complementar 2.655, de 26 de agosto de 2005. Dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação de Salto. Câmara Municipal de Salto/SP.

SOUZA, R. da S. Projeto Educação Repaginada de Salto/SP: contradições de uma alternativa à adoção de sistemas privados de ensino. Campinas, SP: (s.n), 2013. 191f. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/250893/1/Souza_RosileneRodriguesdaSilva_M.pdfAcesso em: 08 out. 2019.

ZANONI, E. F. As tecelagens pioneiras. Blog História de Salto/SP. Salto, 04 set. 2008. Disponível em: https://historiasalto.blogspot.com/2008/09/as-tecelagens-pioneiras.html Acesso em: 02 nov. 2019.

Publicado

2019-12-28

Cómo citar

Fonseca, I. B., & Barros, I. de. (2019). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL. Ensaios Pedagógicos, 3, p.57–62. https://doi.org/10.14244/enp.v3i.179