AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REALIDADE?
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.132Palavras-chave:
Desigualdades sociais. Ações afirmativas. Ensino superior.Resumo
Esse artigo tem como objetivo discutir as políticas de ações afirmativas realizadas pelo governo federal brasileiro, destinadas a melhorar os índices de acesso ao ensino superior pelas classes sociais desfavorecidas a partir da década de 1990. Como estudo reflexivo, esse estudo tem caráter exploratório, por meio de uma revisão de bibliografia e cunho qualitativo. Para efeitos de contribuição ou descobertas do estudos percebeu-se a fragilidade de políticas públicas que pretendem incluir, entretanto, sem modificar e/ou reorientar a estrutura da educação superior no Brasil. Nesse sentido, destaca-se que se o processo de inclusão social à educação superior é o objeto possível, a necessidade da população solicita uma educação superior não-excludente.
Referências
LIMA, P.G. A universidade no Brasil e políticas de ações afirmativas: o que há de novo? Anais... XVI ENDIPE – Encontro Nacional de didática e práticas de ensino- Unicamp- Campinas, 2012. Disponível em: http://endipe.pro.br/ebooks-2012/1356c.pdf. Acesso em: 20 jun.2019.
LIMA, P.G. Ações afirmativas e Universidade no Brasil. Revista HISTEDBR On line, Campinas, n. 39, p. 267-285, set 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639730/7297. Acesso em: 20 jun.2019.
LIMA, P.G. La formación del educador reflexivo: notas para la orientación de su prática. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, México, v. XXX, n. 3, p. 117-127, 2000. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/270/27030305.pdf. Acesso em 20 jun.2019.
LIMA, P.G. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 85-105, mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v18n1/06.pdf. Acesso 02 Jan. 2019.
LIMA, P.G. Uma leitura sobre Paulo Freire em três eixos articulados: o homem, a educação e uma janela para o mundo. Pro-Posições. v.25, n.3, p.63-81, set/dez 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n3/v25n3a04.pdf. Acesso 02 Jan. 2019.
SAVIANI, D. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Poíesis Pedagógica, v.8, n.2 ago-dez, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14035/8876. Acesso em: 02 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ione Barbosa Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.