AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REALIDADE?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.132

Palavras-chave:

Desigualdades sociais. Ações afirmativas. Ensino superior.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir as políticas de ações afirmativas realizadas pelo governo federal brasileiro, destinadas a melhorar os índices de acesso ao ensino superior pelas classes sociais desfavorecidas a partir da década de 1990. Como estudo reflexivo, esse estudo tem caráter exploratório, por meio de uma revisão de bibliografia e cunho qualitativo. Para efeitos de contribuição ou descobertas do estudos percebeu-se a fragilidade de políticas públicas que pretendem incluir, entretanto, sem modificar e/ou reorientar a estrutura da educação superior no Brasil. Nesse sentido, destaca-se que se o processo de inclusão social à educação superior é o objeto possível, a necessidade da população solicita uma educação superior não-excludente. 

Biografia do Autor

Ione Barbosa Fonseca, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Professora de História

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Publicado

2019-07-21

Como Citar

Fonseca, I. B. (2019). AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REALIDADE?. Ensaios Pedagógicos, 3(2), p.62–68. https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.132