CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.85Keywords:
Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. São Miguel Arcanjo/SP.Abstract
O objetivo desse trabalho é discutir o processo de criação, implementação e gestão do Conselho Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo/SP e as formas de participação da comunidade. Trata-se de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, com ênfase na análise de documentos produzidos em nível do Município de São Miguel Arcanjo/SP acerca do Conselho Municipal de Educação e respectiva articulação à Secretaria Municipal de Educação. O desvelamento do objeto possibilitou inferir que o processo de gestão democrática, embora com previsão legal e normativas locais para o seu desenvolvimento, enquanto expressão da voz da coletividade, precisa ser trabalhado mais e de forma mais consistente, tendo em vista a busca por referenciais que propicia vez, voz e voto dessa mesma coletividade. O caráter mobilizador do Conselho Municipal de Educação é um eixo que necessita ser despertado como instrumento de apropriação e consciência coletiva dos direitos sociais, civis e políticos dos cidadãos.References
ARANDA, M A.M.; LIMA, F.R. O Plano Nacional de Educação e a busca pela qualidade socialmente referenciada. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 3, n.2; ago./dez. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/download/30281/16534. Acesso em 06 jun. 2018.
AZEVEDO, J. M. L. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. RBPAE – v.27, n.3, p. 361-588, set./dez. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/download/26412/15404. Acessado em 06 jun. 2018.
BORDIGNON, G. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
BORGES, G. S. Direito a educação e a qualidade socialmente referenciada do ensino: a atuação do CME de Mineiros/GO. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Goiás, 2017. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6896. Acessado em 20 jul.2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado em: 06 jun. 2018.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acessado em: 10 jun. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acessado em: 10 jun. 2018.
CURY, C. R. J. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: AGUIAR, M. A.S; FERREIRA, N.S.C. (Org.) Gestão da Educação: Impasses, Perspectivas e Compromissos. São Paulo: Cortez, 2000.
DEMO, P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 1988.
LIMA, A. B. O Conselho Municipal de Educação no Brasil e a qualidade socialmente referenciada. Anais do 9º. Congresso Latinoamericano de Ciência Política, organizado pela Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Montivideu, 26 a 28 de julho de 2017.Disponível em: http://www.congresoalacip2017.org/arquivo/downloadpublic2?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjEzMzQiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiMDJiMTdiNWVjZDA4YTg0MzVlNTkwMzZlN2IyM2YzOWIiO30%3D. Acessado em 06 jun. 2018.
LOPES, S. A.; DAMASCENO, E. L. O Conselho Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo/SP: características do município e estrutura educacional. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba). v. 1, n. 3, set/dez. 2017, p. 53-60. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/download/48/70. Acessado em 06 jun. 2018.
MONLEVADE, J. A. A importância do Conselho Municipal de educação na elaboração, implantação e acompanhamento da execução do Plano Municipal de Educação. In: BRASIL. Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação Pró-Conselho : caderno de referência / coordenação geral de articulação e fortalecimento institucional dos sistemas de ensino. Ministério da Educação, Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cme_cadrefer.pdf. Acessado em 06 jun. 2018.
SANTOS, K. C. Conselho Municipal da Educação: Construindo a Gestão Democrática na educação do município de Curitiba. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) Curitiba/PR:. Universidade Federal do Paraná, 2011. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/33734/KARIN%20CRISTINA%20SANTOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em 06 jun. 2018.
SÃO MIGUEL ARCANJO/SP (PREFEITURA). Lei Municipal nº 3.706, DE 11/12/2015. Dá nova Estrutura do Quadro de Servidores da Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo/SP e dá outras providências. Disponível em: http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/sdi3-images/leis_municipais/ano_2015/lei_n_3706.pdf. Acessado em 06 jun. 2018.
SÃO MIGUEL ARCANJO/SP (PREFEITURA). Lei n. 2.639, de 14/01/2005. Disponível em: http://www.camarasma.cespro.com.br/visualizarDiploma.php?cdMunicipio=9421&cdDiploma=20052639&NroLei=2.639. Acessado em 06 jun. 2018.
SÃO MIGUEL ARCANJO/SP (PREFEITURA). Lei n° 2.152, de 05/05/1998. Disponível em: http://www.cespro.com.br/visualizarDiploma.php?cdMunicipio=9421&cdDiploma=19982152&%20NroLei%20=2.152&Word=&Word2 . Acessado em 06 jun. 2018.
SÃO MIGUEL ARCANJO/SP. (Câmara Municipal). Lei Municipal nº 3.655, de 23/03/2015. Institui o Plano Municipal de São Miguel Arcanjo. Disponível em: http://www.cespro.com.br/visualizarDiploma.php?cdMunicipio=9421&cdDiploma=20153655&NroLei=3.655&Word=&Word2. Acessado em 06 jun. 2018.
SÃO MIGUEL ARCANJO/SP. Conselho Municipal de Educação. Ata de 11 de dezembro de 2017.
SÃO MIGUEL ARCANJO/SP. Lei Municipal nº 1.625, de 16/05/1990. Lei Orgânica do Município de São Miguel Arcanjo/SP, Disponível em: http://www.cespro.com.br/visualizarDiploma.php?cdMunicipio=9421&cdDiploma=19901625?cdMunicipio=9421&cdTipoDiploma=2075. Acessado em 06 jun. 2018.
SÃO PAULO (Estado). Dados da SED – Secretaria Escolar Digital/SEE, fornecidos pelo CIE (Centro de Informações Educacionais), da DE de Itapetininga. São Paulo, 2018. Não disponível online.
TEIXEIRA, L. H. G. Conselhos Municipais de Educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 691708, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a09v34123.pdf. Acessado em 06 jun. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Silmara Aparecida Lopes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.