O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.48Palavras-chave:
Educação. São Miguel Arcanjo/SP. Conselho Municipal de Educação.Resumo
Esta pesquisa de caráter científico propõe-se, de forma introdutória, a investigar analisar o funcionamento do Conselho Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo desde sua instalação até os dias atuais. Trata-se de estudo metodologicamente fundamentado na utilização de fontes de dados para análises e interpretações de legislações, documentos e revisão bibliográfica. Foram analisadas 72 (setenta e duas) atas de reuniões do Conselho Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo, datadas de setembro de 2002 a abril de 2017. Pelas análises das atas, foi possível perceber que, provavelmente, tais membros ainda não tenham conseguido conquistar o espaço ideal dentro dessa instância de participação popular e que ainda encontram dificuldades para contribuir para uma educação de qualidade socialmente referenciada.
Referências
ALMEIDA, L. C.; BETINI, G. A. A Qualidade da Escola: Debatendo Princípios Rumo à Construção de uma Qualidade Socialmente Referenciada. In: Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, vol9, n.2, 2016.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BORGES, G. S. O direito à educação e à qualidade socialmente referenciada do ensino: a atuação do CME de Mineiros/GO. 2017. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2016. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/> Acesso em: 19 mai. 2017.
MARQUES, E. Municípios da região tiveram crescimento no valor da produção agrícola em 2016. Jornal Cruzeiro do Sul (Equipe Online), de 09 de julho de 2017. Disponível em: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/801985/municipios-da-regiao-tiveram-crescimento-no-valor-da-producao-agricola-em-2016>. Acesso em:11 jul.201
SÃO MIGUEL ARCANJO (PREFEITURA). Lei Municipal nº 3.706, DE 11/12/2015. Dá nova Estrutura do Quadro de Servidores da Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo e dá outras providências. Prefeitura do Município de São Miguel Arcanjo. Estado de São Paulo.
SÃO MIGUEL ARCANJO (PREFEITURA). Lei n. 2.639, de 14 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a criação de Secretarias de cargos da reorganização da Estrutura do Quadro de pessoal da Prefeitura de São Miguel Arcanjo e dá providências correlatas. Prefeitura do Município de São Miguel Arcanjo. Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/sdi3images/leis_municipais/ano_2005/lei_n_2.639.pdf. >Acesso em: 03 jul. 2017.
SÃO MIGUEL ARCANJO (PREFEITURA). Lei n° 2.152, de 05 de maio de 1998. Prefeitura do Município de São Miguel Arcanjo. Estado de São Paulo.
SÃO MIGUEL ARCANJO. Portal da Prefeitura de São Miguel Arcanjo. Dados Gerais. São Miguel Arcanjo, 2017a. Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/pagina/12.html>. Acesso em: 04 de junho de 2017.
SÃO MIGUEL ARCANJO. Portal da Prefeitura de São Miguel Arcanjo. História da Cidade. São Miguel Arcanjo, 2017c. Estado de São Paulo. Disponível em:< http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/pagina/04.html>. Acesso em: 04 de junho de 2017.
SÃO MIGUEL ARCANJO. Portal da Prefeitura de São Miguel Arcanjo. Turismo. São Miguel Arcanjo, 2017b. Estado de São Paulo. Disponível em:< http://www.saomiguelarcanjo.sp.gov.br/pagina/05.html>. Acesso em: 04 de junho de 2017.
SILVA, B-H. U. da. O Conselho Municipal de Educação de São José do Rio Preto: participação e cidadania / Ben-Hur Ulisses da Silva – 2010, 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Silmara Aparecida Lopes, Etiane Lilian Barbosa Damasceno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.