O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPETININGA/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro UFSCar/Sorocaba-SEESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i.177

Palavras-chave:

Educação. Conselho Municipal de Educação. Itapetininga/SP. Sistema de Ensino.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudos o Conselho Municipal de Educação de Itapetininga/SP, sua organização e atuação, com vistas à garantia da qualidade da educação e efetivação da gestão democrática. Para atingir o objetivo proposto, nos debruçamos sobre o contexto histórico do município, os dados estatísticos e educacionais e também analisamos os marcos legais do Sistema de Ensino, a criação do Conselho Municipal de Educação, bem como os aspectos relevantes de funcionamento de sua rede de ensino. Por meio de abordagem qualitativa, a estratégia metodológica empregada foi a pesquisa bibliográfica e documental, que buscou evidenciar os principais elementos que fundamentaram as assertivas aqui publicadas. O artigo buscará realizar a caracterização do município de Itapetininga, seu sistema de ensino e discutir sobre a criação do Conselho Municipal, órgão importante para o desenvolvimento da gestão democrática.

Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UFSCar/Sorocaba-SEESP

Mestra em Educação pela UFSCar-Campus Sorocaba, membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e supervisora de ensino na rede estadual de ensino de São Paulo.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Ribeiro, E. . V. de J. (2019). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAPETININGA/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL. Ensaios Pedagógicos, 3, p.39–49. https://doi.org/10.14244/enp.v3i.177