PEDAGOGICAL POLITICAL PROJECT: THE MANDATORY STUDY OF AFRO-BRAZILIAN AND INDIGENOUS HISTORY AND CULTURE IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.292Keywords:
Political pedagogical project, Democratic management, African history, Indigenous historyAbstract
This paper aims to discuss the existing relationships between the importance of collegiate meetings for the elaboration, execution and planning of the school's Political Pedagogical Project and the mandatory teaching of History of Afro-Brazilian and Indigenous Culture. Using the qualitative methodology, a documental analysis of the legislation pertaining to democratic management and a review of specialized literature on the subject were carried out. On the other hand, there is discussion of the school unit accepting, or not, and including in its political pedagogical project studies of African and indigenous history in its curriculum. The legal provision exists, but the conditions for pedagogical actions are not given without the interest of the school community. Therefore, a possible direction is the active participation of members of the school community together with well-trained education professionals.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ione Barbosa Fonseca , Thiago de Melo Martins
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.