PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.292

Palavras-chave:

Projeto político-pedagógico, Gestão democrática, História africana, História indígena

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir as relações existentes entre a importância das reuniões de colegiado para elaboração, execução e planejamento do Projeto Político Pedagógico da escola e a obrigatoriedade do ensino de História da Cultura Afro-brasileira e Indígena. Pela metodologia qualitativa, foi feita análise documental da legislação pertinente a gestão democrática e revisão de literatura especializada no tema. Em contrapartida, existe a discussão da unidade escolar em aceitar, ou não, e incluir de fato em seu projeto político pedagógico estudos de História africana e indígena em seu currículo. A previsão legal existe, mas as condições para as ações pedagógicas não estão dadas sem antes haver interesse da comunidade escolar. Logo, um direcionamento possível é a participação ativa de membros da comunidade escolar em conjunto com profissionais de educação bem formados.

Biografias Autor

Ione Barbosa Fonseca , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela UFSCar Campus Sorocaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planej., Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE-Sorocaba).

Thiago de Melo Martins , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pela UFSCar Campus Sorocaba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Pol;, Planej, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE-Sorocaba).

Publicado

2023-01-14

Como Citar

Fonseca , I. B. ., & Martins , T. de M. . (2023). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: A OBRIGATORIEDADE DO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Ensaios Pedagógicos, 7(1), p.29–40. https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.292

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

> >>