PRODUÇÃO DE FANZINE PARA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.112Keywords:
Fanzine. Formação de Professores. Experiência.Abstract
Trabalhar o fanzine na Formação de Professores de Ciências, a partir de oficinas, tendo como objetivo conhecer práticas que envolvem a criatividade expressiva pode enriquecer a formação do professor que busca propostas educativas que possibilitem inovações, estimulem e sejam facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, foram oferecidas oficinas de fanzines a professores e orientadores pedagógicos de escolas estaduais. As oficinas tiveram como objetivo apresentar o fanzine, um veículo midiático como dinâmica educativa, com a proposta de produção individual de um fanzine. Os resultados apresentaram-se bastante positivos: todos os participantes produziram seu fanzine e relataram que isso favoreceu o exercício da criatividade. Nesse sentido considera-se que trabalhar com os fanzines na Formação de Professores contribuiu de maneira significativa para refletir sobre práticas educativas que valorizem a criatividade em sala de aula.
References
ANDRAUS, G. Os Fanzines: Revistas Independentes de Expressão Criativas e Artística. São Paulo (s.d.).
DINIZ-PEREIRA, J. E. A Epistemologia da Experiência na Formação de Professores: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 02, n. 02, pp.83-93, jan./jul. 2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acessado em: 18 jan. 2016.
DURAN, M. C. G. Profissão Docente: desafios de uma identidade em crise. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v.02, n.02, pp. 46-53, jan./jul. 2010. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acessado em: 18 jan. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. UNESCO. Brasília, 2009. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/professores_brasil_resumo_executivo_2009.pdf. Acessado em: 18 jan. 2018.
HUBERMAN, M. O Ciclo de Vida Profissional dos Professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.
LAROSSA-BONDIA, J. Notas sobre a Experiência e o Saber da Experiência. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n19/n19a03.pdf acessado em 16/06/2014. Acessado em: 18 jan. 2018.
MORIN, Ed. A cabeça bem-feita: reformar o pensamento para reformar o ensino. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999/2000.
MUNIZ, C. R.; et al. Fanzines: Autoria, Subjetividade e Invenção de Si. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
OLIVEIRA, V. F. Formação Docente: aprendizagens e significações imaginárias no espaço grupal. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v.02, n.02, p. 68-82, jan./jul. 2010. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acessado em: 18 jan. 2018.
ROGERS, C. R. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
SILVA, K. A. C. P. C. A Formação de Professores nas Perspectivas Crítico- Emancipadora. Revista Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9461/1/ARTIGO_FormacaoProfessoresPerspectiva.pdf. Acessado em: 18 jan. 2018.
TANURI, L. M. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, RJ, n. 14, p. 61-88, mai./jun./jul./ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05. Acessado em: 18 jan. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Maria Aparecida Alves da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.