COTIDIANO, CINEMA E FORMAÇÂO: PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.110Palavras-chave:
Cinema. Formação. Cotidiano. Produção audiovisual.Resumo
Este texto parte de uma experiência no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, com a qual ousamos ultrapassar a monotonia no cotidiano da formação de professores, introduzindo o cinema como arte na formação. Exibimos filmes nacionais e internacionais e criamos audiovisuais com os (as) acadêmicos (as). Com essa experiência formativa, foi possível perceber que a educação se reconfigura com a possibilidade do cinema no ambiente universitário, ao permitir uma quebra no espaço e no tempo, abrindo uma brecha na formação docente para experiências criativas e estéticas. Desse modo, este trabalho provocou o próprio processo formativo e instituiu novas formas de ser e estar em sala de aula. Esse processo ocorre, porque compreendemos que a aprendizagem da linguagem audiovisual traz para o currículo da formação inicial de professores, outros desafios, outras possibilidades educativas, as quais podem transportar para outros territórios além dos muros escolares.Referências
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