COTIDIANO, CINEMA E FORMAÇÂO: PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Ana Iara Silva de Deus Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.110

Palabras clave:

Cinema. Formação. Cotidiano. Produção audiovisual.

Resumen

Este texto parte de uma experiência no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, com a qual ousamos ultrapassar a monotonia no cotidiano da formação de professores, introduzindo o cinema como arte na formação. Exibimos filmes nacionais e internacionais e criamos audiovisuais com os (as) acadêmicos (as). Com essa experiência formativa, foi possível perceber que a educação se reconfigura com a possibilidade do cinema no ambiente universitário, ao permitir uma quebra no espaço e no tempo, abrindo uma brecha na formação docente para experiências criativas e estéticas. Desse modo, este trabalho provocou o próprio processo formativo e instituiu novas formas de ser e estar em sala de aula. Esse processo ocorre, porque compreendemos que a aprendizagem da linguagem audiovisual traz para o currículo da formação inicial de professores, outros desafios, outras possibilidades educativas, as quais podem transportar para outros territórios além dos muros escolares.

Biografía del autor/a

Ana Iara Silva de Deus, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora graduada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil. Mestre em Educação. Arteterapeuta. Licenciada em Artes Visuais. Atualmente é doutoranda da Universidade Federal de Santa Maria do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Imaginário Social- UFSM.

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora doutora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora CNPq. Coordenadora do GEPEIS. Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação. Departamento de Fundamentos da Educação.

Citas

BERGALA, A. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink - CINEADLISE- FE/UFRJ, 2007.

BRUM, R.F. Sob o céu de Joinville, Brasil, 2008. Disponível em: < https://youtu.be/nElETMXEbAE>. Acessado em: 05 mai.2017.

CARRIÈRE, J.-C. A linguagem secreta do cinema. Trad. Fernando Albagli e Benjamim Albagli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

GARDIES, R. Compreender o cinema e as imagens. Trad. Pedro Elói Duarte. Ed. textos & grafia, Lisboa, 2007.

JARDIM, J. Pro Dia Nascer Feliz. Brasil, 2005. Disponível em: https://youtu.be/-wzF9xFRt20. Acessado em: 01 mar.2017.

LASCANO, C. Lilla, 2008. Disponível em: https://youtu.be/sUy6WJL7wV8. Acessado em: 03 abr.2017.

LUMIÈRE, L. & AUGUSTE. A chegada de um trem na estação. Paris, 1896. Disponível em: < https://youtube/RP7OMTA4gOE>. Acessado em: 02 abr.2017.

MESQUITA, Z. BRANDÃO, C.R. Territórios do Cotidiano: uma introdução a novos olhares e experiências. Ed. Universidade/UFRGS. Ed Universidade de Santa Cruz do Sul/ UNISC, 1995.

MIGLIORIN, C. Cinema e escola sob o risco da democracia. Currículo de Cinema para Escolas de Educação Básica. Laboratório de Educação, cinema e audiovisual. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

MIGLIORIN, C. Inevitavelmente cinema: Educação, política e mafuá. Ed. Beco do Azougue. Rio de Janeiro, 20015.

OLIVEIRA, V. M. F. Isso aqui está virando brasil... Cinema e Produções audiovisuais no espaço da formação de professores. In. Revista Digital do LAV, vol. 10, núm. 2, maio-agosto, 92-106. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/download/28789/pdf. Acessado em: 03 mar.2017.

PRONZATO, C. Acabou a Paz, Isto Aqui Vai Virar o Chile, Escolas Ocupadas em São Paulo. Brasil, 2015.Disponível em: https://youtu.be/Cm1weFyO9QE. Acessado em: 03 mar.2017.

TEIXEIRA, I.A. Organizadores... [et al.]. Telas da docência: professores e cinema. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

Publicado

2018-12-29

Cómo citar

Deus, A. I. S. de, & Oliveira, V. M. F. de. (2018). COTIDIANO, CINEMA E FORMAÇÂO: PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.63–68. https://doi.org/10.14244/enp.v2i3.110

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.