PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE

PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v5i3.264

Palavras-chave:

Planejamento educacional, Monitoramento, Estado do conhecimento

Resumo

O presente artigo refere-se a pesquisa em torno da temática Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba, organizado pelo GEPLAGE - Grupo de Estudo e Pesquisa Estado Política Planejamento e Gestão da Educação. Inserindo-se na pesquisa, por meio do Grupo Geplage UEMG/Passos, num trabalho colaborativo em rede, os autores analisaram publicações referentes à região sudeste do Brasil, quanto à agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e avaliação e encaminhamentos para a correção destes fluxos, conforme as metas delineadas em nos Planos Municipais de Educação (PMEs). Como metodologia optou-se pela pesquisa tipo estado do conhecimento, centralizando os estudos nas principais plataformas de publicações de teses, dissertações e artigos científicos de qualis A1 a B1, com descritores definidos dentro do marco temporal de 2015-2020. Identificou-se nesta pesquisa um número considerável de publicações que contribuem sobremaneira nos estudos referentes à temática estabelecida.

Biografias Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba/SP, membro do GEPLAGE UEMG/ Passos – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e Docente da Área de Didática e Avaliação da Aprendizagem, junto à UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos-MG.

Karina Elizabeth Serrazes , UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Araraquara (2016), membro do GEPLAGE UEMG/ Passos – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente da área de Políticas Públicas e Gestão da Educação, junto à UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos-MG.

Nara Camila Correia , UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo - Campus Leste. graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e membro discente do GEPLAGE UEMG/ Passos – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Ribeiro, E. V. de J. ., Serrazes , K. E. ., & Correia , N. C. (2022). PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE : PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 5(3), p.32–45. https://doi.org/10.14244/enp.v5i3.264

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)