O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TIETÊ/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL

Autores

  • Israel Mascarenhas GEPLAGE/UFSCar-So

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i.180

Palavras-chave:

Educação.Tietê/SP. Conselho municipal de educação.

Resumo

Este trabalho vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” (GEPLAGE), da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar-So,  cujo objetivo é discutir a Educação no município de Tietê/SP, seu percurso histórico, dados estatísticos, atos e marcos legais do Conselho Municipal de Educação, bem como sua forma de atuação e regimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de fontes bibliográficas e documentais. O olhar preliminar sobre o contexto educacional da cidade anuncia alguns desafios a serem enfrentados na pontuação de diretrizes da gestão democrática e a efetivação das expectativas educacionais e aponta o Conselho Municipal de Educação como um dos canais de encaminhamento para este empenho.

Biografia Autor

Israel Mascarenhas, GEPLAGE/UFSCar-So

Docente da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba/SP. Formado em pedagogia. Participante do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação da UFSCar-Sorocaba/SP.

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Mascarenhas, I. (2019). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TIETÊ/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL. Ensaios Pedagógicos, 3, p.63–71. https://doi.org/10.14244/enp.v3i.180