CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.117

Palavras-chave:

Filosofia, Epistemologia, Ensino de Ciências, Anos Iniciais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar conhecimentos teóricos de alguns dos epistemólogos da história e filosofia da ciência e relacioná-los às possíveis contribuições para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O recorte adotado foi o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, tendo em vista que estudos mostram a fragilidade do ensino da área. A metodologia consistiu em fazer uma pesquisa bibliográfica partindo das contribuições de distintos filósofos e epistemólogos do ensino de Ciências.  Conclui-se que as contribuições de alguns filósofos e epistemólogos das ciências podem contribuir com o desenvolvimento intelectual das crianças, colaborando na aprendizagem de outras áreas, assim como despertar o interesse para área científica e ajudar na compreensão do mundo com maior criticidade.  Muitas vezes os conceitos epistemológicos podem estar distantes dos saberes dos professores dos anos iniciais, dada a formação generalista dos mesmos, nesse sentido a formação continuada vem ao encontro dessa necessidade.  

Biografias Autor

Viviani Zorzo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Araras-SP

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora de Educação Básica da rede municipal de Araras e do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. 

Lucas Mendes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Araras-SP

É mestre em Educação Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGEdCM. Atualmente é professor de Educação Básica da rede estadual de São Paulo e professor do Colégio Ruth Gomes Figueira – RGF.

Referências

ANDRADE, C. S.; MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência: contribuição aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VII ENPEC), 2009, Florianópolis, SC. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1261.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 1996. 316p.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009.

BORGES, G. L. A. Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Fundamentos, História e Realidade em Sala de Aula. In: Univesp, 2012, v. 10, d. 23, 1. ed. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47357/1/u1_d23_v10_t01.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

BORGES, M. R. B. Iniciação científica nas séries iniciais. In: PAVÃO, A.C.; FREITAS, D. de (Orgs.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2011.

BRICCIA. V.; CARVALHO, A.M.P. de. A formação de professores para os anos iniciais: questões a revelar. Anais..., X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015.

CHINELLI, M. V.; FERREIRA, M. V. S.; AGUIAR, L. E. V. Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de Ciências. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 17-35. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a02.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

CUNHA, A. M. O.; KRASILCHICK, M. A formação continuada de Ciências: percepções a partir de uma experiência. In: Anais da 23ª Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu, MG. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/0812t.PDF. Acesso em: 20 nov. 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

FEYRABEND, P.K. Contra o método. Rio de Janeiro, RJ: Editora Francisco Alves, 1977.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. – Porto Alegre: Penso, 2017.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9 ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2007. 259 p. ISBN: 978-85-273-0111-4.

MELZER, E. E. M. Reflexões em Ludwik Fleck: a aplicabilidade de seus conceitos no ensino de ciências. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2011, Curitiba, PR. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5345_3250.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

MULLER, F. L. Educação em Feyerabend. In: Educação e Filosofia, Uberlândia, MG, v. 15, n. 30, p. 35-52, jul./dez. 2001. ISSN: 0102-6801. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/viewFile/695/632. Acesso em: 20 nov. 2018.

PEREIRA, T. V. Discursos que produzem sentidos sobre o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade. In: Educ. rev. Belo Horizonte, MG, v. 27, n. 2, Aug. 2011a. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000200008. Acesso em: 20 nov. 2018.

PEREIRA, T. V. Tradição e inovação: sentidos de currículo que se hibridizam nos discursos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011b. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. 2011a.

POPPER, K. S. A lógica da pesquisa científica. São Paulo, SP: EDUSP, 1985.

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D. Problema, Teoria e Observação em Ciência: para uma reorientação epistemológica da Educação. In: CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A.M.P de; PRAIA, J.; VILCHES, A. (Orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

QUEIROZ, M. M. A. O Ensino de Ciências Naturais: reprodução ou Produção de conhecimentos. III Congresso Internacional de Educação e IV Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí, In: Anais do III Congresso Internacional de Educação e IV Encontro de Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Piauí, 2006. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt13/GT13_2006_03.PDF. Acesso em: 20 nov. 2018.

ROCHA, C. M. O estado do conhecimento sobre o ensino de história na EJA: um estudo a partir dos anais dos simpósios da Associação Nacional de História (ANPUH-BRASIL) 1961-2015, 2016. 236 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fronteira Sul, Programa de Pós Graduação em Educação, Chapecó, SC, 2016.

RUFATTO, C. A.; CARNEIRO, M. C. A concepção de ciência de Popper e o ensino de ciências. In: Ciênc. educ. [online], Bauru, SP, v. 15, n. 2, p. 269-289. 2009. ISSN: 1516-7313. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n2/a03v15n2.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

SANTANA FILHO, A. B. de; SANTANA. J. R. S.; CAMPOS, T. D. O Ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais / anos Iniciais do Ensino Fundamental. V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão- SE, 21 a 23 de setembro de 2011.

SCHÄFER, L.; SCHNELLE, T. Introdução – Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck na teoria da ciência. In: FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte, MG: Fabrefactum, 2010. p. 01-36.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, A. F. A.; MARCONDES, M. E. R. Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais. In: indagatio didactica, Aveiro-POR, v. 5, n. 2, out. 2013. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2500/2387. Acesso em: 20 nov. 2018.

SILVA, C.C.; GASTAL, M.L. Ensinando ciências e ensinando a respeito das ciências. In: PAVÃO, A.C.; FREITAS, D. de (Orgs.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2011.

SILVEIRA, F. P. R. A.; OLIVEIRA, T. T. C.; PINHEIRO, L.; MENDONÇA, C. A. S.; KOCK, A. A Contribuição da Epistemologia da Ciência para o ensino de Ciências: de Laudan a Mayr. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (VIII ENPEC), 2012, Campinas, SP. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0898-1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

SILVEIRA, L. B. B.; CORREA, T. M.; BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E. N. Percepções de Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre Ciências Naturais. In: Revista Góndola, Enseñanza y Aprendijaze de Las Ciencias, Bogotá-COL, v. 10, n. 2, . p. 73-88, jul./dic. 2015. Disponível em: http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/8843/11141. Acesso em: 20 nov. 2018.

SOUZA, A. L. S.; CHAPANI, D. T. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 4, p. 945-957, 2015.

TESSER, G. J. Principais linhas epistemológicas contemporâneas. Educar, Coritiba, PR, n. 10, p. 91-98. 1995. Disponível em: ˂ http://www.scielo.br/pdf/er/n10/n10a12.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.

ZIMMERMANN, E. A escolha do livro didático de ciências para as séries iniciais do ensino fundamental: sugestões alternativas. In: PAVÃO, A.C.; FREITAS, D. de (Orgs.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2011.

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Zorzo, V., & Mendes, L. (2019). CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Ensaios Pedagógicos, 3(1), p.55–65. https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.117