A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.319Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Segunda língua, Prática educativa, Inclusão de SurdosResumo
Nas últimas décadas, a educação de surdos, no Brasil, tem sido uma discussão recorrente, principalmente a partir da implementação das políticas linguísticas. No entanto, ao se tratar da língua portuguesa, como segunda língua (L2), na modalidade escrita para esses sujeitos, existe uma lacuna. Isso ocorre porque não há uma formação inicial, nem continuada para os professores que ministram essa disciplina. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a melhoria da prática docente a partir de estratégias que favoreçam o aluno surdo no desenvolvimento de suas competências de língua portuguesa (LP) como L2. A pesquisa é de caráter qualitativo com cunho bibliográfico e autoetnográfico. Os instrumentos usados foram distintos documentos e a escrita autoetnográfica. Verificou-se que apesar dos avanços no que diz respeito à educação formal de surdos, ainda há muito que se fazer, sobretudo, quando se trata da formação de professores de LP como L2 para surdos.
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Copyright (c) 1970 Sandra Maria Leite Costa, Ana Cristina Silva Daxenberger
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