A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.319

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Segunda língua, Prática educativa, Inclusão de Surdos

Resumo

Nas últimas décadas, a educação de surdos, no Brasil, tem sido uma discussão recorrente, principalmente a partir da implementação das políticas linguísticas. No entanto, ao se tratar da língua portuguesa, como segunda língua (L2), na modalidade escrita para esses sujeitos, existe uma lacuna. Isso ocorre porque não há uma formação inicial, nem continuada para os professores que ministram essa disciplina. O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a melhoria da prática docente a partir de estratégias que favoreçam o aluno surdo no desenvolvimento de suas competências de língua portuguesa (LP) como L2. A pesquisa é de caráter qualitativo com cunho bibliográfico e autoetnográfico. Os instrumentos usados foram distintos documentos e a escrita autoetnográfica. Verificou-se que apesar dos avanços no que diz respeito à educação formal de surdos, ainda há muito que se fazer, sobretudo, quando se trata da formação de professores de LP como L2 para surdos. 

Biografia do Autor

Sandra Maria Leite Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, da Universidade Regional do Cariri – URCA. Especialista em Língua Brasileira de Sinais – Libras, pela Uniasselvi. Licenciada em Letra-Português - URCA e graduanda pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Ana Cristina Silva Daxenberger, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação Escolar pela UNESP. Mestre em Educação pela UMESP. Professora Associada III do DCFS, do Centro de Ciências Agrárias da UFPB. Membro do Comitê. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Especial (GEPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL).

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Costa, S. M. L. ., & DAXENBERGER, A. C. S. (2024). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. Ensaios Pedagógicos, 8(2), p. 10–23. https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.319

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA