CONTINUING TRAINING OF TEACHERS OF PORTUGUESE LANGUAGE AS A SECOND LANGUAGE FOR THE DEAF
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.319Keywords:
Teaching Portuguese Language, Second language, Educational practice, Deaf Inclusion.Abstract
In recent decades, the education of the deaf in Brazil has been a recurring discussion, mainly following the implementation of language policies. However, when dealing with the Portuguese language, as a second language (L2), in the written form for these subjects, there is a gap. This is because there is no initial or continued training for teachers who teach this subject. The general objective of the research is to contribute to the improvement of teaching practice based on strategies that favor deaf students in developing their Portuguese language (LP) skills as an L2. The research is qualitative in nature with a bibliographic and autoethnographic nature. The instruments used were different documents and autoethnographic writing. It was found that despite advances in terms of formal education for deaf people, there is still a lot to be done, especially when it comes to training LP teachers as L2 for deaf people.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1970 Sandra Maria Leite Costa, Ana Cristina Silva Daxenberger
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.