A ESCOLA LOCALIZADA EM TERRITÓRIO DE VULNERABILIDADE COMO REPRODUTORA DA ESTRUTURA SOCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v6i1.267

Palabras clave:

Escola, Estrutura social, Reprodução, Território vulnerável

Resumen

O presente artigo tem como finalidade discorrer sobre o papel da escola na organização social de um território. Partindo do princípio do capitalismo, pois faz – se necessário compreender um dos colaboradores das desigualdades sociais. Visto que as desigualdades sociais aumentaram a partir dessa época e ao mesmo tempo o frequentar uma escola tornou – se direito e obrigatoriedade, surge então um questionamento do porque as desigualdades sociais não diminuíram ao longo do tempo, mas sim foram camufladas. Visto que a escola é lugar de desenvolver para uma cidadania crítica e não apenas para o mercado de trabalho. Busca-se então compreender porque a escola, instituição escolar não consegue cumprir seu papel escolar na organização social de um território vulnerável e sim reproduz e mante uma estrutura social, de classes muito desiguais.

Biografía del autor/a

Raquel Maria Alves de Araújo , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Estudante especial do PPGED-UFSCar Sorocaba.

Publicado

2022-10-02

Cómo citar

Araújo , R. M. A. de . (2022). A ESCOLA LOCALIZADA EM TERRITÓRIO DE VULNERABILIDADE COMO REPRODUTORA DA ESTRUTURA SOCIAL . Ensaios Pedagógicos, 6(1), p.13–19. https://doi.org/10.14244/enp.v6i1.267

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.