O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP NA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i.164Palabras clave:
Conselho municipal de educação. Votorantim/SP. Educação especial.Resumen
O presente estudo tem como objeto o Conselho Municipal de Educação (CME) de Votorantim no que diz respeito, especificamente, quanto às políticas municipais de educação especial recortando-se o ano de 2008 até 2017. Para atingir tal finalidade utilizou-se a pesquisa qualitativa, efetuando-se, inicialmente a análise bibliográfica, em seguida a documental, complementando-se com um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados das análises demostram que, apesar de ter sido criado em 1997, no contexto do processo de municipalização do ensino, o CME passa a atuar, efetivamente, a partir de nova regulamentação datada de 2017. As pautas revelam que a educação especial ocupa um lugar secundário nas discussões. No entanto, as entrevistas evidenciam que as demandas relativas à educação especial estão ganhando mais força e consistência no município.
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