O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP NA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i.164

Keywords:

Conselho municipal de educação. Votorantim/SP. Educação especial.

Abstract

O presente estudo tem como objeto o Conselho Municipal de Educação (CME) de Votorantim no que diz respeito, especificamente, quanto às políticas municipais de educação especial recortando-se o ano de 2008 até 2017. Para atingir tal finalidade utilizou-se a pesquisa qualitativa, efetuando-se, inicialmente a análise bibliográfica, em seguida a documental, complementando-se com um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados das análises demostram que, apesar de ter sido criado em 1997, no contexto do processo de municipalização do ensino, o CME passa a atuar, efetivamente, a partir de nova regulamentação datada de 2017. As pautas revelam que a educação especial ocupa um lugar secundário nas discussões. No entanto, as entrevistas evidenciam que as demandas relativas à educação especial estão ganhando mais força e consistência no município.

Author Biographies

Sara Bove Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do vale do Sapucaí - UNIVAS, pelo PNPD/CAPES. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar, campus Sorocaba, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT Unicamp, pesquisadora do NEPHE, Núcleo de Estudos e Pesquisas Ética, Política e História da Educação, da UNIVÁS. Atuou como Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Limeira/SP, Professora Doutora I (substituta) da Faculdade de Educação da Unicamp e professora dos cursos de Especialização em Educação no Centro Universitário Salesiano - UNISAL. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes áreas/temas: história da educação, política educacional, formação de professores, trabalho pedagógico, concepções pedagógicas, gestão escolar.

References

ARELARO, L.R.G. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1039-1066, Especial, Out. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a15.pdf. Acesso em 17 abr.2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 mai.2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 20 mai.2019.

GOHN, M.G. Conselhos Gestores e gestão pública. Ciências Sociais Unisinos, 42, Jan/Abril. 2006. p. 5-11. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/6008/3184. Acesso em: 20 mai.2019.

LANNA JÚNIOR, M.C.M.(Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, 2010. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/BibliotecaDigital/BibDigitalLivros/TodosOsLivros/historia_movimento_pcd_brasil.pdf. Acesso em 23 jun.2019.

SÃO PAULO. Resolução SE nº 68, de 12 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o atendimento educacional aos alunos, público-alvo da Educação Especial, na rede estadual de ensino. São Paulo, 12 dez. 2017. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/68_17.HTM?Time=06/08/2019%2015:17:57. Acesso em: 17 abr. 2019.

SAVIANI, D. A lei da educação (LDB): trajetória, limites e perspectivas. 13 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

VOTORANTIM. Lei 1.287, de 8 de julho de 1997. Conselho Municipal de Educação de Votorantim/SP. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sp/v/votorantim/lei-ordinaria/1997/128/1287/lei-ordinaria-n-1287-1997-dispoe-sobre-a-criacao-do-conselho-municipal-de-educacao-de-votorantim-e-da-outras-providencias. Acesso em: 10 de mar. 2019.

VOTORANTIM/SP. Lei 2.547, de 25 de maio de 2017a.Conselho Municipal de Educação de Votorantim/SP. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sp/v/votorantim/lei-ordinaria/2017/255/2547/lei-ordinaria-n-2547-2017-dispoe-sobre-o-conselho-municipal-de-educacao-de-votorantim-e-da-outras-providencias. Acesso em: 10 de mar. 2019.

Published

2019-12-28

How to Cite

Pereira, S. B., & Coutinho, L. C. S. (2019). O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM/SP NA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Ensaios Pedagógicos, 3, p.113–120. https://doi.org/10.14244/enp.v3i.164