Life Projects of Approved and Failed Students in a Public Schools
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.348Keywords:
Life projects, School failure, Bioecological Theory of Human DevelopmentAbstract
The school experience provides adolescents with a series of experiences related to socialization, discipline, and academic knowledge, especially in adolescence when life projects begin to gain more consistency. In this study, it was analyzed how school failure impacted the establishment of life projects by adolescents considering the Bioecological Theory of Human Development as a form of data analysis. The greatest impacts reported were delays and greater difficulty in carrying out life projects. Even experiencing the delay caused by failure, students still reported plans to enter Higher Education, pursue a military career or immediately enter the job market, showing the constancy of biopsychosocial characteristics even in the face of a disruptive event such as school failure. Approved students also showed interest in joining the university, however, their choices were less ambitious as they sought less competitive courses.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1970 Marcos da Silva Pacheco, Edinete Maria Rosa, Paula Mello Pacheco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.