Proyectos de Vida de Estudiantes Aprobados y Reprovados em Uma Escola Publica
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.348Palabras clave:
Proyectos de vida, Fracaso escolar, Teoría bioecológica del desarrollo humanoResumen
La experiencia escolar brinda a los adolescentes una serie de experiencias relacionadas con la socialización, la disciplina y el conocimiento académico, especialmente en la adolescencia cuando los proyectos de vida comienzan a tomar más consistencia. En este estudio, se analizó cómo el fracaso escolar impactó en el establecimiento de proyectos de vida de los adolescentes considerando la Teoría Bioecológica del Desarrollo Humano como forma de análisis de datos. Los mayores impactos reportados fueron atrasos y mayor dificultad en la realización de proyectos de vida. Incluso experimentando el retraso causado por el fracaso, los estudiantes aún relataron planes para ingresar a la Educación Superior, seguir la carrera militar o ingresar de inmediato al mercado de trabajo, mostrando la constancia de las características biopsicosociales incluso frente a un evento disruptivo como el fracaso escolar. Los estudiantes aprobados también mostraron interés en unirse a la universidad, sin embargo, sus elecciones fueron menos ambiciosas ya que buscaban cursos menos competitivos
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1970 Marcos da Silva Pacheco, Edinete Maria Rosa, Paula Mello Pacheco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.