PROJETOS DE VIDA DE ESTUDANTES APROVADOS E REPROVADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.348

Palavras-chave:

Projetos de vida, Reprovação escolar, Teoria Bioecol´ógica do Desenvolvimento Humano

Resumo

A vivência escolar oportuniza aos estudantes uma série de experiências relativas à socialização, disciplina e conhecimento acadêmico, especialmente na adolescência quando os projetos de vida começam a ganhar mais consistência. Nesse estudo foi analisado de que forma a reprovação escolar impactou o estabelecimento de projetos de vida de adolescentes considerando a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano como forma de análise dos dados. Os maiores impactos relatados foram o atraso e a maior dificuldade para a realização dos projetos de vida. Mesmo vivenciando o atraso causado pela reprovação, os alunos ainda relataram planos de ingressar no Ensino Superior, seguir carreira militar ou se inserir imediatamente no mercado de trabalho, mostrando a constância de características biopsicossociais mesmo frente a um evento disruptivo como a reprovação escolar. Os alunos aprovados também mostraram interesse em ingressar na universidade, entretanto, suas escolhas eram menos ambiciosas uma vez que buscavam cursos menos concorridos.

Biografia do Autor

Marcos da Silva Pacheco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia, Doutor em Biologia do Desenvolvimento. Mestre em Biologia do Desenvolvimento. Professor Associado III. Universidade Federal do Espírito Santo. 

Edinete Maria Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Psicologia, Mestre em Psicologia. Professora Titular do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento Centro de Ciências Humanas e Naturais Universidade Federal do Espírito Santo.

Paula Mello Pacheco, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências da Reabilitação – USP. Mestre em Psicologia. Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

da Silva Pacheco, M., Maria Rosa, E., & Mello Pacheco, P. (2024). PROJETOS DE VIDA DE ESTUDANTES APROVADOS E REPROVADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Ensaios Pedagógicos, 8(2), p.42–52. https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.348

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA