AS CANÇÕES DA INFÂNCIA:
REFLEXÕES SOBRE AS MÚSICAS QUE POVOAM(ARAM) OS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.337Keywords:
Músicas, Educação infantil, Reforço socialAbstract
Some songs that inhabit the scene of early childhood education in the past, or even nowadays, are full of meanings that, many times, the educators themselves are not aware, due to the naturalness with which these children's songs appear and are presented. the children. Singing these songs, they end up perpetuating a culture of power and submission that makes the child, little by little, assimilate their subordinate role within the school space and society, removing their autonomy and their leading role in the teaching and learning process. “Very quiet without talking”, “Mom won't like it”, “I'll close my mouth” are examples of songs that develop a feeling of submission and respect for authority, as imposed by the society of power in which we live. From the reflection on the strength of the songs and what they refer to, it is possible for the educator to review his role within the school space and rebuild the relationships and interactions with children, who are in the process of integral formation and development of social relationships.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luís Carlos da Silva, Maria Clara Coimbra Garcia, Maria Walburga dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.