BIOGRAPHIC AND BIOGRAPHIC (SELF) RESEARCH

A PANORAMIC VIEW ON CAPES AND BDTD

Authors

Keywords:

Biographical (Auto) research, Biographical research, State of knowledge

Abstract

The present essay with a qualitative approach and bibliographic and documentary nature presents a state of knowledge made from the CAPES Theses and Dissertations Bank and the Digital Theses and Dissertations Library with the search terms “(auto) biographical research” and “Biographical research”. The objective was to present a panoramic view on the quantity of productions, the producing institutions and the related study areas, with an emphasis on investigations in the educational field, making it possible to globally analyze research on the themes. In the end, there is a greater number of results linked to graduate education programs, as well as the concentration of work in public institutions and in the Center-South region of the country.

Author Biographies

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Educação Pública: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação. Aprovado em 1º lugar no edital 3/2019 para Monitor Bolsista Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado. Aprovado em 2º lugar no Edital nº 02/2020 para Monitor Bolsista Nível II para atuar nas disciplinas da licenciatura em Pedagogia: Ensino de História, Ensino de Geografia, Filosofia da Educação I e Sociologia da Educação I. Cursou disciplina isolada no segundo semestre de 2020 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGE/UFOP). Atua como parecerista de artigos das seguintes revistas: IFES Ciência (IF-ES), Revista Pró-Discente (PPGE-UFES), Revista @rquivo Brasileiro de Educação (PPGE-PUC/MG), Interfaces da Educação (UEMS), Margens Interdisciplinar (UFPA), Revista do Instituto de Ciências Humanas (PUCMG) e Revista de Ciências Humanas (CCH/UFV).

Ana Paula Machado Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Educação Infantil e Mestranda em Educação, ambos pela UFV.

Michele Pereira de Paula, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia pela UFSJ e Mestranda em Educação pela UFV.

References

BOURDIEU, P. Compreender. In: BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 693-732.

CARVALHO, I. C. M. Biografia, Identidade e Narrativa: Elementos Para Uma Análise Hermenêutica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n. 19, p. 283-302, julho de 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n19/v9n19a11.pdf. Acessado em: março de 2021.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e Educação. Figuras do indivíduo-projeto. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.

NEVES, J. G. Cultura Escrita E Narrativa Autobiográfica: Implicações Na Formação. In: CAMARGO, M.R. (org.), SANTOS, VCC. (colab). Leitura e escrita como espaços autobiográficos de formação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/zz66x/pdf/camargo-9788579831263-09.pdf. Acessado em: março de 2021.

PASSEGGI, M. C. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto) biográfica em educación. Educación y Pedagogia, v. 61, n. 23, p. 25- 40, 2011.

PASSEGI, M. C.; SOUZA, E.C. de; VICENTINI, P.P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.1, p.369-386, abr. 2011. Disponível em: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/6461/art_VICENTINI_Entre_a_vida_e_a_formacao_pesquisa_2011.pdf?sequence=1. Acessado em: março de 2021.

PASSEGGI, M. C. Nada para a criança, sem a criança: o reconhecimento de sua palavra para a pesquisa (auto)biográfica. In: MIGNOT, A. C., SAMPAIO, C. S.; PASSEGGI, M. C. Infância, aprendizagem e exercício da escrita. Curitiba: CRV, 2014. p. 133-148.

PINEAU, G. Emergência de um Paradigma Antropoformador de Pesquisa-Ação-Formação Trandisciplinar. Tradução: Américo Sommerman. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 3,102-110, 2005.

Published

2022-09-13

How to Cite

Derossi, C. C., Gomes, A. P. M., & de Paula, M. P. (2022). BIOGRAPHIC AND BIOGRAPHIC (SELF) RESEARCH: A PANORAMIC VIEW ON CAPES AND BDTD. Ensaios Pedagógicos, 5(2), p.26–36. Retrieved from https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/241