PESQUISAS (AUTO)BIOGRÁFICA E BIOGRÁFICA

VISADA PANORÂMICA NA CAPES E NA BDTD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v5i2.241

Palabras clave:

Pesquisa (Auto)Biográfica, Pesquisa Biográfica, Estado do Conhecimento.

Resumen

O presente ensaio de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental apresenta um estado do conhecimento realizado a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com os termos de busca “pesquisa (auto)biográfica” e “pesquisa biográfica”. O objetivo foi apresentar uma visada panorâmica sobre o quantitativo de produções, as instituições produtoras e as áreas de estudo vinculadas, com ênfase para as investigações do campo educacional, possibilitando analisar globalmente as pesquisas acerca das temáticas. Ao fim, é observado um maior número de resultados ligados aos programas de pós-graduação em educação, bem como a concentração de trabalhos nas instituições públicas e da região Centro-Sul do país.

Biografía del autor/a

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Educação Pública: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação. Aprovado em 1º lugar no edital 3/2019 para Monitor Bolsista Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado. Aprovado em 2º lugar no Edital nº 02/2020 para Monitor Bolsista Nível II para atuar nas disciplinas da licenciatura em Pedagogia: Ensino de História, Ensino de Geografia, Filosofia da Educação I e Sociologia da Educação I. Cursou disciplina isolada no segundo semestre de 2020 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGE/UFOP). Atua como parecerista de artigos das seguintes revistas: IFES Ciência (IF-ES), Revista Pró-Discente (PPGE-UFES), Revista @rquivo Brasileiro de Educação (PPGE-PUC/MG), Interfaces da Educação (UEMS), Margens Interdisciplinar (UFPA), Revista do Instituto de Ciências Humanas (PUCMG) e Revista de Ciências Humanas (CCH/UFV).

Ana Paula Machado Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Educação Infantil e Mestranda em Educação, ambos pela UFV.

Michele Pereira de Paula, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Pedagogia pela UFSJ e Mestranda em Educação pela UFV.

Citas

BOURDIEU, P. Compreender. In: BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 693-732.

CARVALHO, I. C. M. Biografia, Identidade e Narrativa: Elementos Para Uma Análise Hermenêutica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n. 19, p. 283-302, julho de 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n19/v9n19a11.pdf. Acessado em: março de 2021.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e Educação. Figuras do indivíduo-projeto. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.

NEVES, J. G. Cultura Escrita E Narrativa Autobiográfica: Implicações Na Formação. In: CAMARGO, M.R. (org.), SANTOS, VCC. (colab). Leitura e escrita como espaços autobiográficos de formação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/zz66x/pdf/camargo-9788579831263-09.pdf. Acessado em: março de 2021.

PASSEGGI, M. C. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto) biográfica em educación. Educación y Pedagogia, v. 61, n. 23, p. 25- 40, 2011.

PASSEGI, M. C.; SOUZA, E.C. de; VICENTINI, P.P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.1, p.369-386, abr. 2011. Disponível em: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/6461/art_VICENTINI_Entre_a_vida_e_a_formacao_pesquisa_2011.pdf?sequence=1. Acessado em: março de 2021.

PASSEGGI, M. C. Nada para a criança, sem a criança: o reconhecimento de sua palavra para a pesquisa (auto)biográfica. In: MIGNOT, A. C., SAMPAIO, C. S.; PASSEGGI, M. C. Infância, aprendizagem e exercício da escrita. Curitiba: CRV, 2014. p. 133-148.

PINEAU, G. Emergência de um Paradigma Antropoformador de Pesquisa-Ação-Formação Trandisciplinar. Tradução: Américo Sommerman. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 3,102-110, 2005.

Publicado

2022-09-13

Cómo citar

Derossi, C. C., Gomes, A. P. M., & de Paula, M. P. (2022). PESQUISAS (AUTO)BIOGRÁFICA E BIOGRÁFICA: VISADA PANORÂMICA NA CAPES E NA BDTD. Ensaios Pedagógicos, 5(2), p.26–36. https://doi.org/10.14244/enp.v5i2.241