PESQUISAS (AUTO)BIOGRÁFICA E BIOGRÁFICA
VISADA PANORÂMICA NA CAPES E NA BDTD
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v5i2.241Palabras clave:
Pesquisa (Auto)Biográfica, Pesquisa Biográfica, Estado do Conhecimento.Resumen
O presente ensaio de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental apresenta um estado do conhecimento realizado a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com os termos de busca “pesquisa (auto)biográfica” e “pesquisa biográfica”. O objetivo foi apresentar uma visada panorâmica sobre o quantitativo de produções, as instituições produtoras e as áreas de estudo vinculadas, com ênfase para as investigações do campo educacional, possibilitando analisar globalmente as pesquisas acerca das temáticas. Ao fim, é observado um maior número de resultados ligados aos programas de pós-graduação em educação, bem como a concentração de trabalhos nas instituições públicas e da região Centro-Sul do país.
Citas
BOURDIEU, P. Compreender. In: BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 693-732.
CARVALHO, I. C. M. Biografia, Identidade e Narrativa: Elementos Para Uma Análise Hermenêutica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n. 19, p. 283-302, julho de 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n19/v9n19a11.pdf. Acessado em: março de 2021.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e Educação. Figuras do indivíduo-projeto. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.
NEVES, J. G. Cultura Escrita E Narrativa Autobiográfica: Implicações Na Formação. In: CAMARGO, M.R. (org.), SANTOS, VCC. (colab). Leitura e escrita como espaços autobiográficos de formação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/zz66x/pdf/camargo-9788579831263-09.pdf. Acessado em: março de 2021.
PASSEGGI, M. C. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto) biográfica em educación. Educación y Pedagogia, v. 61, n. 23, p. 25- 40, 2011.
PASSEGI, M. C.; SOUZA, E.C. de; VICENTINI, P.P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.1, p.369-386, abr. 2011. Disponível em: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/6461/art_VICENTINI_Entre_a_vida_e_a_formacao_pesquisa_2011.pdf?sequence=1. Acessado em: março de 2021.
PASSEGGI, M. C. Nada para a criança, sem a criança: o reconhecimento de sua palavra para a pesquisa (auto)biográfica. In: MIGNOT, A. C., SAMPAIO, C. S.; PASSEGGI, M. C. Infância, aprendizagem e exercício da escrita. Curitiba: CRV, 2014. p. 133-148.
PINEAU, G. Emergência de um Paradigma Antropoformador de Pesquisa-Ação-Formação Trandisciplinar. Tradução: Américo Sommerman. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 3,102-110, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Caio Corrêa Derossi, Ana Paula Machado Gomes, Michele Pereira de Paula
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.