CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SALTO/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v4i3.234Keywords:
Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. Salto/SP.Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar a criação, implementação e gestão democrática do Conselho Municipal de Educação - CME de Salto/SP à luz de revisão bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo com ênfase na análise de documentos produzidos pelo município de Salto/SP a respeito do Conselho Municipal de Educação e sua respectiva articulação à Secretaria Municipal de Educação. As considerações finais ressaltam os desafios e a importância da ação do CME junto à comunidade no que se refere à qualidade da educação no contexto municipal.
References
ALVES, A. V. V.; VIEGAS, E. R. S. A participação nos Conselhos Municipais de Educação: entre limitações e potencialidades. Jornal de Políticas Educacionais. V. 13, n. 23. Julho de 2019. Disponível em https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/64849. Acesso em: 12 set. 2020.
BORDIGNON, G. Gestão da educação no município: Sistema, Conselhos e Plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. Disponível em: https://www.acervo.paulofreire.org/. Acesso em: 28 ago. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 29 set. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 set. 2020.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública / elaboração Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, 2004. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ce_gen.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.
CURY, C. R. J. Conselhos de educação: fundamentos e funções. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 22, n. 1, p.41-67, fev. 2006. ISSN 2447-4193. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/18721/10944. Acesso em: 30 ago 2020.
IBGE. Cidades. 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/salto/panorama. Acesso em: 28 ago. 2020.
QEdu. Salto/SP. IDEB por escolas. 2020. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/2088-salto/ideb/ideb-por-escolas?dependence=3&grade=1&edition=2017. Acesso em: 26 set. 2020.
SALTO/SP. Caderno de Dados: Informações e indicadores educacionais. nº 4. 2020 Disponível em https://www.fde.sp.gov.br/PagePublic/CadernoDeDados.aspx?codigoMenu=322&AspxAutoDetectCookieSupport=1. Acesso em: 13 out 2020.
SALTO/SP. Lei nº 2.251, de 17 de novembro de 2000. Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Educação de Salto. Câmara Municipal de Salto/SP. Não disponível on line.
SALTO/SP. Lei nº 2.413, de 30 de outubro de 2002. Dispõe sobre licença. Câmara Municipal de Salto/SP. Não disponível on line.
SALTO/SP. Lei Complementar nº 2.655, de 26 de agosto de 2005. Dispõe sobre o Conselho Municipal de Educação de Salto. Câmara Municipal de Salto/SP. Não disponível on line.
SALTO/SP. Lei nº 2.758, de 29 de agosto de 2006. Dispõe sobre o Sistema Municipal de Ensino de Salto. Câmara Municipal de Salto/SP. Não disponível on line.
SALTO/SP. Lei nº 2.980 de 02 de dezembro de 2009. Institui o Plano Municipal de Educação. Câmara Municipal de Salto/SP. Não disponível on line.
SÃO PAULO. Constituição Do Estado de São Paulo. São Paulo, SP: Assemblia Legislativa do Estado de São Paulo, 1989. Disponível em https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/constituicao/1989/compilacao-constituicao-0-05.10.1989.html. Acesso em 29 set. 2020.
SOUZA, R. S. Projeto Educação Repaginada de Salto/SP: contradições de uma alternativa à adoção de sistemas privados de ensino. Campinas, SP: (s.n), 2013. 191f. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/250893/1/Souza_RosileneRodriguesdaSilva_M.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Ione Barbosa Fonseca, Ivana de Barros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.