EM QUE ESTADO O ESTADO ESTÁ?

Autores

  • Ademir Barros dos Santos Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Jurany Leite Rueda Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.7

Palavras-chave:

Estado. Educação. Teoria Política. Capitalismo. Luta de classes.

Resumo

Buscando enfocar a correlação entre Estado e sistema educacional, este estudo, bibliográfico e assentado no método indutivo-dedutivo, serve-se do livro Estado e teoria política, de Martin Carnoy, como condutor da análise pretendida. Para isso, contextualiza o ambiente em que o autor se encontra no momento em que produz seus estudos, sem abandonar, por imprescindível, o mundo e o local que o viu nascer. Como foco final, após seguir pela evolução das Teorias Gerais de Estado conforme o autor as apresenta, busca vincular as ações estatais às posturas educacionais consolidadas no ambiente escolar, apontando seus possíveis efeitos na sociedade em que este se encontra. Por fim, busca responder quais as tendências do Estado no momento atual, e como este tende a se comportar no futuro. Para tanto, ao final, apresenta um rápido exercício de análise, na busca de aguçar a visão do possível leitor quanto às opiniões aqui apresentadas.

Biografia do Autor

Ademir Barros dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Mestrando em Educação pela UFSCar-Sorocaba.

Jurany Leite Rueda, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela USP. Mestra em Educação pela UFSCar-Sorocaba. Membro do GEPLAGE

Referências

CARNOY, M. Estado e teoria política. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988.

GUIRALDELLI Jr., Paulo. Paulo Freire versus Martin Carnoy. Disponível em: < https://ghiraldelli.wordpress.com/2009/08/13/freire-carnoy/>. Acessado em: 8 jun. 2017.

MACHIAVELLI, N. O Príncipe. São Paulo: Hemus, 1977.

MANIFESTO COMUNISTA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Comunista>. Acessado em: 17 jun.2017.

OMS. Ranking do sistema mundial de saúde por países. Disponível em: https://kapitololo.wordpress.com/2011/10/17/ranking-do-sistema-mundial-de-saude-por-paises-oms//

RIBEIRO, F.C. Hayek e a teoria da informação: uma análise epistemológica. São Paulo: Annablume, 2002.

SMANIOTTO, E. I. Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. Resenha de CARDOSO, F.H.; FALETTO, E., 7. ed., Rio de Janeiro: LTC, 1970. Revista HISTEDBR On-line. Disponível em: < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22/res1_22.pdf>. Acessado em: 17 jun.2017.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Santos, A. B. dos, & Rueda, J. L. (2017). EM QUE ESTADO O ESTADO ESTÁ?. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.53–66. https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.7