EM QUE ESTADO O ESTADO ESTÁ?
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.7Palavras-chave:
Estado. Educação. Teoria Política. Capitalismo. Luta de classes.Resumo
Buscando enfocar a correlação entre Estado e sistema educacional, este estudo, bibliográfico e assentado no método indutivo-dedutivo, serve-se do livro Estado e teoria política, de Martin Carnoy, como condutor da análise pretendida. Para isso, contextualiza o ambiente em que o autor se encontra no momento em que produz seus estudos, sem abandonar, por imprescindível, o mundo e o local que o viu nascer. Como foco final, após seguir pela evolução das Teorias Gerais de Estado conforme o autor as apresenta, busca vincular as ações estatais às posturas educacionais consolidadas no ambiente escolar, apontando seus possíveis efeitos na sociedade em que este se encontra. Por fim, busca responder quais as tendências do Estado no momento atual, e como este tende a se comportar no futuro. Para tanto, ao final, apresenta um rápido exercício de análise, na busca de aguçar a visão do possível leitor quanto às opiniões aqui apresentadas.Referências
CARNOY, M. Estado e teoria política. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988.
GUIRALDELLI Jr., Paulo. Paulo Freire versus Martin Carnoy. Disponível em: < https://ghiraldelli.wordpress.com/2009/08/13/freire-carnoy/>. Acessado em: 8 jun. 2017.
MACHIAVELLI, N. O Príncipe. São Paulo: Hemus, 1977.
MANIFESTO COMUNISTA. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Comunista>. Acessado em: 17 jun.2017.
OMS. Ranking do sistema mundial de saúde por países. Disponível em: https://kapitololo.wordpress.com/2011/10/17/ranking-do-sistema-mundial-de-saude-por-paises-oms//
RIBEIRO, F.C. Hayek e a teoria da informação: uma análise epistemológica. São Paulo: Annablume, 2002.
SMANIOTTO, E. I. Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. Resenha de CARDOSO, F.H.; FALETTO, E., 7. ed., Rio de Janeiro: LTC, 1970. Revista HISTEDBR On-line. Disponível em: < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22/res1_22.pdf>. Acessado em: 17 jun.2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Ademir Barros dos Santos, Jurany Leite Rueda
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.